Aos 100 anos, e em representação da freguesia de Évora de Alcobaça, a estreante Maria Parrilha foi coroada “Miss Freguesia do Concelho de Alcobaça” na 9.ª edição do Baile da Chita, que decorreu no passado sábado, na Cela. A vitória fará com que o evento se realize na freguesia de Évora no próximo ano. Contudo, o momento mais emocionante aconteceu anteontem: a centenária eborense decidiu entregar o prémio monetário da vitória (75 euros) à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça (AHBVA).
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Ajudo todos os anos os Bombeiros. Acredito que precisam sempre de ajuda”, atirou Maria Parrilha, aquando do momento da doação do prémio. “Estamos sempre sujeitos a precisar deles”, justificou ainda. “Não é todos os dias que temos uma senhora de 100 anos a participar num Baile de Chita.
É mesmo pelo gesto e não está em causa o valor. Poder recebê-la nas nossas instalações, com o fato vestido, é um orgulho”, salientou o comandante dos Bombeiros de Alcobaça. “Não tinha vontade nenhuma. Dizia que era para as mais novas”, partilhou Maria Parrilha. Mas, bastaram cinco minutos para mudar de ideias e para se “aperaltar” para o evento. Ensaou o desfile em casa (apenas duas ou três vezes), e, depois, foi subir a palco e… encantar. Para a família é uma honra ser descendente da centenária e conseguir ajudar a associação humanitária.
“É uma entidade por quem nutrimos muito respeito e muito carinho. É a instituição mais simbólica da nossa sociedade”, considerou um dos filhos, desejando que o gesto possa ser replicado pela comunidade. “Todos os que possam deveriam fazê-lo”, frisou. “É um exemplo de vida chegar a esta idade com esta alegria e com este conceito de família”, assegurou, por seu turno, o presidente da Junta de Évora de Alcobaça.
“Esta atitude não é pelo valor, mas pelo simbolismo”, complementou Fernando Azeitona. “Celebrar Maria Parrilha é celebrar a vida”, acentuou ainda um dos filhos, numa ideia corroborada pelas entidades presentes no ato da doação. Sobre a organização da 9.ª edição do Baile da Chita, e em jeito de balanço, o presidente da Junta da Cela, organizadora da edição 2025, salientou “a tradição, a beleza e a força das gentes, com uma homenagem viva à história e ao legado do nosso concelho”.
“A freguesia da Cela passou, assim, com honra e orgulho o testemunho à freguesia de Évora de Alcobaça, que agora assume o símbolo desta distinção com toda a sua alma e identidade para o próximo ano”, sublinhou Paulo Eusébio, que adiantou ao REGIÃO DE CISTER que terão estado mais de 800 pessoas no evento. Já o presidente da Junta de Évora, organizadora da edição 2026, antecipa uma grande celebração. “O objetivo é fazer uma edição com a qualidade das anteriores”, disse Fernando Azeitona, frisando que tudo farão para ser “um belo espetáculo”.
Em 2026, a 10.ª edição do Baile da Chita vai decorrer no Adro da Igreja de São Tiago, palco que em 2017 também já tinha recebido o certame. Quanto à centenária Maria Parrilha, terá a missão de entregar a faixa de vencedora à futura galardoada. Sempre com o sorriso que a caracteriza. “Sou muito feliz”, rematou a Miss Freguesia do Concelho de Alcobaça de 2025.