Está nas bancas mais uma edição do guia “Boa Cama Boa Mesa” elaborado pelo jornal Expresso, que volta a integrar sugestões da chamada região de Cister. No capítulo da restauração, tal como em 2024, há cinco estabelecimentos distinguidos – quatro repetentes e uma novidade –, e cinco alojamentos – três repetições e duas estreias.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Uma das novidades na “boa cama” está precisamente no concelho de Alcobaça, com uma estreia. Trata-se do Storytellers Palace, localizado na freguesia de São Martinho do Porto. Com estadias a partir de 130 euros por noite, o palacete centenário reabriu como hotel de quatro estrelas e destaca-se pelos detalhes decorativos e arquitetónicos que preservam toda a história do edifício.
A outra “boa cama” do concelho é o repetente Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, também com reservas a partir de 130 euros por noite, e uma vasta oferta de serviços no seu interior. Relativamente ao ano passado, destaca-se a ausência do Real Abadia Congress & Spa Hotel.
Relativamente às “boas mesas”, em Alcobaça, a edição de 2025 destacou as mesmas casas que em 2024: o restaurante António Padeiro, localizado na cidade, com um preço médio de 30 euros por pessoa e conhecido pelo estilo tradicional, tanto na carta quanto na decoração; e a marisqueira “O Tonico”, na Praia das Paredes da Vitória, onde o preço médio à cabeça ronda os 50 euros, com peixe e marisco como estrelas da casa.
Indo até à Nazaré, a inclusão do restaurante “Maria do Mar” no guia é uma das grandes novidades desta edição. Com um preço médio de 35 euros por pessoa e conhecida pela boa gastronomia acompanhada pelos acordes da guitarra portuguesa, o estabelecimento faz-se acompanhar pela conterrânea Taberna d’Adélia na publicação. “Ambiente acolhedor, serviço atento, peixe fresco, petiscos e pratos de partilha continuam a merecer destaque”, nota a descrição deste restaurante, cujo preço médio é de 35 euros por pessoa. Foi precisamente a Taberna d’Adélia que esteve em evidência no programa Boa Cama Boa Mesa, da SIC Notícias, no passado sábado. Relativamente a 2024, é de salientar as ausências da Aleluia Esplanada e Restaurante e do Hotel Miramar Sul (então único representante no capítulo “boa cama”).
No concelho de Porto de Mós, mais concretamente em Alvados, há três estabelecimentos distinguidos. Na gastronomia, o Terruja, um projeto liderado pelo chef Diogo Caetano que valoriza os produtos locais da Serra de Aire e Candeeiros, contempla um preço médio de 60 euros por pessoa.
No alojamento, Cooking & Nature – Emotional Hotel, conhecido pelas experiências sensoriais e quartos inspirados nas emoções de clássicos do cinema, e The Nest by Cooking and Nature, também com um conceito desenvolvido em torno da fauna e flora local. Em ambos os hotéis, as reservas podem ser feitas a partir de 150 euros por noite.
Ainda assim, neste concelho, a grande novidade no guia é a inclusão do Dolinas Climbing Hotel, o primeiro alojamento dedicado à escalada em Portugal, que abriu portas em 2024. O edifício, que contempla 93 quartos, ginásio, piscina indoor, restaurante e rooftop, recebe hóspedes a partir de 120 euros por noite.