O Centro Escolar de Alcobaça está entre as três escolas candidatas a ganhar um dos três Prémios Zinkers, atribuídos pela Fundação Repsol.
A escola do Agrupamento de Escolas de Cister está nomeada, juntamente com a Escola Básica da Lourinhã (distrito de Lisboa) e a Escola Básica e Secundária Pública Hortênsia (distrito de Évora), na categoria do primeiro ciclo de ensino.
Esta é a primeira vez que a Fundação Repsol traz os Prémios Zinkers a Portugal, após o sucesso da iniciativa educativa em Espanha, que reconhece escolas com projetos inovadores nas áreas da sustentabilidade e do combate às alterações climáticas.
Cada estabelecimento de ensino que tenha chegado à final receberá um prémio de 2.500 euros para continuar a dinamizar projetos ligados à transição ecológica. Já os três vencedores, em cada ciclo de ensino, vão receber um prémio adicional de 7.500 euros para investir em iniciativas sustentáveis.
Os grandes vencedores serão revelados numa cerimónia no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, na próxima quinta-feira, que contará com a presença do presidente da Repsol, Antonio Brufau.