A Câmara da Nazaré alertou, em comunicado enviado às redações, para a presença de caravelas-portuguesas ao longo da faixa costeira do concelho. Estes organismos marinhos, de cor azul-violeta e forma semelhante a um balão flutuante, voltaram a ser avistados nos últimos dias, garante a autarquia.
As autoridades municipais recordam que não se deve tocar nas caravelas-portuguesas, mesmo quando aparentam estar mortas ou em fragmentos, uma vez que os tentáculos mantêm capacidade urticante, podendo causar queimaduras e irritações cutâneas.
O Município apela ainda à colaboração dos cidadãos na monitorização destes fenómenos através dos projetos de ciência cidadã GelAvista e FitoAvista, coordenados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelo CIIMAR. Os interessados podem participar fotografando o organismo, indicando o local, data e hora da observação, e referindo o número aproximado de exemplares.
As informações devem ser enviadas através da aplicação GelAvista ou por e-mail para plancton@ipma.pt. A autarquia sublinha que “a colaboração de todos é essencial para reforçar a segurança nas praias, apoiar a investigação científica e aprofundar o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos”.