Hermínio Rodrigues renovou a promessa de ser “um presidente de todos e próximo de todos os alcobacenses” no seu novo mandato à frente da Câmara Municipal de Alcobaça. A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos para 2025-2029 decorreu na passada sexta-feira, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça, perante uma sala cheia de autarcas, dirigentes e representantes de várias instituições do concelho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Reeleito com uma maioria absoluta reforçada, o social-democrata destacou os três pilares que continuarão a orientar a governação: Felicidade, Território e Economia. “Sente-se no concelho uma vontade renovada.
m presente que já se movimenta, que já arrisca, que já acredita”, afirmou Hermínio Rodrigues, que pretende intensificar a proximidade com os cidadãos e fortalecer o diálogo com todos os munícipes.
O autarca fez um balanço positivo do mandato anterior, salientando o reforço da coesão territorial, investimentos sociais e na saúde, a implementação de novos programas de apoio familiar e juvenil e o impulso económico que pretende manter. “Queremos que os jovens e os menos jovens vivam felizes no nosso concelho”, partilhou o edil, reafirmando o compromisso com habitação jovem a custos acessíveis, bolsas de estudo, a modernização dos equipamentos de saúde e a continuidade do trabalho na saúde, com a construção de novos centros de saúde em Alcobaça e Pataias e a conclusão das unidades de Aljubarrota, Cela e Évora de Alcobaça.
Entre as prioridades do novo mandato estão a ampliação das áreas industriais da Benedita, Casal da Areia e Pataias, a execução de obras rodoviárias estratégicas, como a EN8/6 na Benedita, EN242 em Pataias, EN356 na Martingança e a variante de São Martinho do Porto, e um concelho mais verde e sustentável, com a substituição progressiva da frota municipal por veículos elétricos, a instalação de mais postos de carregamento e incentivos à mobilidade elétrica, além da aposta de projetos de eficiência energética em edifícios municipais.
Hermínio Rodrigues destacou ainda o papel da educação como “paixão” e pilar essencial do desenvolvimento, com o Consórcio Alcobaça HUB, o arranque do primeiro curso TeSP em Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas e a ambição de criar um Campus de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica, que reunirá investigação científica, inovação tecnológica e formação especializada. No turismo, enalteceu um território que vai da serra ao mar, reforçando a aposta em turismo sustentável, rotas culturais e históricas, e a promoção do Mosteiro de Alcobaça como Património Mundial da UNESCO. Voltou ainda a colocar em cima da mesa o projeto de Mobilidade Suave, ligando a cidade à foz do rio Alcoa, na Nazaré. “Sei que esta recondução representa ainda mais responsabilidade e pretendo continuar a ser um presidente de todos e para todos, sempre próximo dos alcobacenses”, reforçou.
No executivo municipal, estreiam-se José Vinagre, Paula Malojo e José Mendes (PSD), Diogo Ramalho (PS) e Isabel Ventura (Chega). Paulo Mateus (PSD) é o único que se mantém da equipa anterior, iniciando um segundo mandato.
A Assembleia Municipal de Alcobaça continuará a ser conduzida por Carlos Marques, que reforçou a visão de um órgão “plural, aberto e ligado à vida das pessoas”. O empresário sublinhou que a Assembleia não é apenas um órgão de fiscalização, mas “um espaço de representação da vontade popular, onde se escutam os territórios e se projeta o futuro comum”.
O presidente da Assembleia Municipal, que segue para um segundo mandato, quer focar a ação em três eixos: apoio social, valorização económica e mobilização comunitária, promovendo programas de voluntariado intergeracional, recuperação de espaços públicos para desporto e lazer e apoio ao tecido empresarial local. “Planeando com ambição, transformamos com eficácia”, afirmou o alcobacense.
Na Mesa da Assembleia, além do presidente Carlos Marques, ficam Eduardo Romero Marques (PSD) como primeiro secretário e Óscar Santos (PSD), antigo presidente da Junta dos Montes, como segundo secretário. Foi apresentada uma única lista e aprovada por maioria.
Os 21 lugares da Assembleia Municipal de Alcobaça ficam distribuídos pelo PSD (12 eleitos), pelo PS (4), pelo Chega (3), IL (1) e CDU (1). Também os 13 presidentes de junta tomaram posse no órgão.
Liliana Duarte (PSD) destacou a proximidade com os cidadãos e a importância de ouvir para agir. Eugénia Rodrigues (PS), que cumpre a terceira participação na Assembleia, reafirmou coerência e verticalidade, prometendo oposição construtiva e proximidade com os munícipes, incentivando as transmissões online das sessões. José António Correia (agora do Chega) comprometeu-se a representar Alcobaça com verdade e proximidade, apoiando o positivo e propondo o necessário. Bruno Letra, primeiro deputado a ser eleito pela Iniciativa Liberal, salientou a necessidade de metas claras e resultados avaliados, comprometendo-se a ouvir e trabalhar pela efetividade da Assembleia. António de Lemos (CDU) lembrou que este órgão é “a casa da democracia do concelho”, central para servir quem vive, estuda e trabalha em Alcobaça.
Executivo da Câmara de Alcobaça: pelouros atribuídos e vice-presidente mantém lugar
Paulo Mateus vai continuar a desempenhar o cargo de vice-presidente da Câmara de Alcobaça nos próximos quatro anos, sendo o único vereador a manter-se no executivo municipal. O autarca, número quatro da lista do PSD nas eleições autárquicas, assumiu o cargo em agosto de 2023 após a demissão de Inês Silva, que era a “vice” de Hermínio Rodrigues desde as eleições autárquicas de 2021.
Paulo Mateus, que assumiu funções como presidente da Junta da Cela entre 2009 e 2017 e é o atual presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Alcobaça, continuará a ter sob sua alçada as pastas da Mobilidade, Ambiente e Agricultura, Proteção Civil e Infraestruturas.
O presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, ficará responsável no próximo mandato pelos pelouros de Felicidade e Ação Social, Inovação e Transição Digital, Recursos Humanos e Gestão Financeira.
Já José Vinagre, filho do antigo vereador e presidente da Junta da Benedita, entra no executivo como número 2 da lista do PSD. Professor de profissão, José Vinagre ficará responsável pelas pastas de Desporto, Felicidade e Bem-Estar, Território e Ordenamento, Território e Património Histórico e Património Municipal.
Já Paula Malojo, ex-diretora da Escola Profissional de Agricultura Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) e antiga deputada à Assembleia da República por Bragança, integra o executivo municipal pela primeira vez, assumindo os pelouros do Ensino e da Cultura.
José Mendes, com apenas 23 anos, faz história como o vereador mais jovem da Câmara de Alcobaça, passando de assessor do presidente para membro efetivo do executivo. Ficará responsável pelas áreas de Economia e Turismo, Felicidade, Saúde e Bem-Estar e Juventude.
Houve ainda alterações nos gabinetes de apoio à presidência. Deixa de existir um chefe de gabinete, sendo substituído por dois adjuntos: Ana Sofia Pereira Faustino e Pedro Soares Pesqueira, que passam a coordenar diretamente as atividades do Gabinete de Apoio à Presidência. O Gabinete de Apoio à Presidência e à Vereação mantém-se com Júlio Moura Lourenço como secretário e Liliana de Sousa como secretária.


