A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento de Escolas de Cister com a inauguração do novo Centro Tecnológico Especializado (CET), apadrinhado pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação. Durante a cerimónia, que decorreu no passado dia 13 de novembro, Fernando Alexandre visitou as cinco salas do novo parque tecnológico, direcionados aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Informática – Sistemas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A proposta, com cinco votos a favor e quatro contra, definiu que o executivo será presidido por Sílvia Tereso (PSD), com Tânia Alves (PSD) e Paulo Carvalho (Chega) como secretária e tesoureiro, respetivamente.
A Mesa da Assembleia de Freguesia será presidida por Paulo Gonçalves (PSD), sendo que Diamantino Rodrigues (PSD) e Sandra Vicente (PSD) assumem as funções de primeiro e segundo secretários, respetivamente.
“Tínhamos obrigatoriamente de viabilizar o executivo, porque senão quem perdia era a freguesia”, afirmou a recém-eleita presidente da Junta de Turquel ao REGIÃO DE CISTER.
Já Paulo Carvalho, que liderou a candidatura do Chega, garantiu que “nunca houve um desacordo”, falando em “algumas arestas políticas por limar”. “Estou e estarei sempre disponível para a candidatura vencedora. Queremos uma governação estável e só faria sentido com a candidatura que ganhou as eleições nas urnas”, salientou o agora tesoureiro ao REGIÃO DE CISTER.
A primeira assembleia para o efeito ficou marcada por um impasse político que impediu, à data, a constituição formal do novo executivo, uma vez que a lista proposta pela presidente da Junta, eleita pelo PSD, que venceu as eleições autárquicas sem maioria, foi rejeitada. Isto depois da lista encabeçada por Sílvia Tereso (PSD) ter vencido com mais 33 votos do que a candidatura independente, liderada por José Diogo, ex-presidente da Junta de Turquel. Na distribuição de mandatos na assembleia de freguesia, PSD e independentes ficaram, cada um, com quatro, enquanto o Chega garantiu um lugar, pelo que houve necessidade de um acordo para viabilizar a governação na referida freguesia.
Os primeiros objetivos do novo executivo, adiantou Sílvia Tereso, passam pela gestão da freguesia e pela construção de um novo edifício para servir de sede à junta na antiga escola primária, projeto que espera ver concretizado durante o “primeiro ano de mandato”.
… e destaca correções no financiamento das escolas com contrato de associação na Benedita
Antes de inaugurar o Centro Tecnológico Especializado na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, o ministro da Educação, Ciência e Inovação visitou o Externato Cooperativo da Benedita (ECB) e sublinhou as recentes melhorias no financiamento das escolas com contrato de associação.
Durante a visita, Fernando Alexandre reuniu com Nuno Sardinha, presidente do Conselho de Administração do Instituto Nossa Senhora da Encarnação (INSE), entidade tutelar do ECB, e com a diretora pedagógica, Marisa Ferreira, em encontro fechado à comunicação social.
Durante a visita, Fernando Alexandre destacou que tem sido feita uma atualização significativa no financiamento das turmas do ensino regular em escolas de tipologia semelhante ao ECB, reconhecendo que, no passado, as escolas com contrato de associação foram “marginalizadas e tratadas de forma diferenciada”. O ministro garantiu que está a ser feita uma correção nesse sentido. Após a visita, Nuno Sardinha, em declarações aos jornalistas, revelou que o ministro elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição, tendo falado com alunos e visitado as instalações.
O dirigente frisou ainda que Fernando Alexandre se comprometeu a estar atento aos desafios da escola, incluindo a necessidade de mais financiamento. Nuno Sardinha aproveitou ainda para alertar o ministro da Educação para o défice de 300 mil euros anuais necessário para suportar as 30 turmas do ensino regular da instituição.


