Um estufado de banana. Este foi o prato apresentado pelo grupo composto por Francisco Simões, Beatriz Mendes e Emília Letra, que integra a turma do 9.º A do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), e que foi um dos três apurados para a grande final da 4.ª edição do concurso “Inventar a Alimentação do Futuro”, organizado pela Universidade Católica Portuguesa. Os vencedores do concurso “Receita do Ano”, categoria principal da iniciativa criado no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, vão ser anunciados no próximo dia 13 de fevereiro, na Escola Superior de Biotecnologia, no Porto.
Para a participação no concurso, os estudantes tiveram de formar grupos, sendo que cada um teve de conceber um prato central de uma refeição que seja saudável, satisfaça as necessidades físicas e emocionais, económico, ambientalmente sustentável e, naturalmente, saboroso.
Nesse desafio, o papel da água teve também uma forte importância. “O cozinhado podia ser totalmente inovador mas também podia ser inspirado num comer tradicional”, explicou a entidade organizadora.
Posteriormente, os pratos a concurso foram avaliados por um júri, determinando, então, os três finalistas, entre os quais estão os estudantes do ECB. O prémio Receita do Ano motivará um prémio de 250 euros, havendo um valor pecuniário de 100 euros a ser distribuído pelas restantes categorias, nomeadamente “sabor a mar”, “street food”, “plantas silvestres” e “leguminosas luminosas”.
Auto intitulado “Receita de uns bananas”, o grupo que pertence ao estabelecimento escolar da Benedita é o único representante do concelho de Alcobaça, e também distrito de Leiria, na fase final.
O concurso de âmbito nacional, que avança agora para a reta final, contou com a participação de 448 alunos, 141 pratos, 37 escolas de 24 concelhos e ainda com a participação internacional de um grupo de Timor-Leste.
AD Footer

