Sexta-feira, Outubro 31, 2025
Sexta-feira, Outubro 31, 2025

Empresas de Alcobaça integram roteiro económico de Cavaco Silva

Data:

Partilhar artigo:

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou esta segunda-feira a Solancis e o Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA), no âmbito de mais uma jornada do “Roteiro para uma Economia Dinâmica”.

A visita do chefe de Estado começou em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, com uma visita a uma farmacêutica, tendo depois parado no concelho de Alcobaça para visitar a sociedade exploradora de pedreiras, sediada na Benedita, e o CEIA, em Alfeizerão, onde ficou para almoço. 

Fundada em 1969, a Solancis conta com 12 pedreiras próprias e exporta cerca de 95% da sua produção para 53 países. Com um volume de negócios de 8 milhões de euros em 2013, a empresa de extração e transformação de calcário emprega cerca de 90 colaboradores. “Queremos duplicar o nosso volume de faturação nos próximos dez anos, continuar a investir nas novas tecnologias [nos últimos três anos atingiu os 750 mil euros] e criar novas parcerias”, referiu Samuel Delgado, administrador da empresa da Benedita. A escadaria do Museu do Louvre, o Centro Cultural de Belém, a sede da microsoft em Paris, as lojas da Hermés, Burberry’s e Louis Vuitton são algumas das obras que constam no portefólio da Solancis.

Região de Cister - Assine Já!

Em funcionamento desde 2009, o CEIA resultou de um investimento de 16 milhões de euros. O espaço está equipado com 250 boxes, um picadeiro coberto com 4 mil metros quadrados, bancada para 1.100 pessoas e restauração com cerca de 650 lugares sentados, distribuídos por quatro salas. “A equitação e os cavalos obrigam a uma série de meios e infraestruturas, que permite dinamizar a economia local”, explicou Pedro Carvalho, diretor técnico do CEIA, que assegura trabalho a 35 pessoas. O responsável explicou ainda que “o centro pode receber eventos desportivos ligados à equitação em qualquer altura do ano, já que tem picadeiros indoor e outdoor, que permitem todas as condições para a prática de todos os níveis da parte de equitação”.

O chefe de Estado, que não prestou declarações aos jornalistas da parte da manhã, vai visitar à tarde duas empresas de equipamentos industriais em São João da Madeira e em Vale de Cambra. Segundo a Presidência da República, as empresas que Cavaco Silva está a visitar ao longo do dia de hoje “são essencialmente exportadoras”, que têm como estratégia de afirmação a “especialização em nicho de produto e serviço”, sendo “grandes empregadores com um peso decisivo no emprego à escala local” e com impacto “no crescimento económico”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!