O Externato Dom Fuas Roupinho é a única escola dos concelhos de Alcobaça e Nazaré que surge no ranking das escolas do País com maior progressão nos resultados dos alunos de cursos científico-humanísticos.
O estudo, elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência, coloca o estabelecimento de ensino da Nazaré em 8.º lugar a nível nacional, comparando as notas dos alunos nos exames do 9.º e 12.º anos, a Português e Matemática, durante os quatro anos letivos no período entre 2010/2011 e 2013/2014.
O Externato apresentou uma progressão superior à média nacional e os indicadores estatísticos da escola estão entre os 25% mais altos do País, à exceção dos resultados de Português, no ano letivo 2012/2013, em que a progressão foi em linha com a média nacional.
Este ano letivo, relativamente às notas obtidas nos exames de Português e Matemática, dos 9.º e 12.º anos, o estabelecimento de ensino obteve médias inferiores às médias nacionais.
Nos exames de Português e Matemática do 9.º ano, as médias da escola são superiores às nacionais. No 12.º ano, as classificações obtidas nos exames de Matemática A foram inferiores à média nacional. Também a 1.ª fase do exame de Português ficou aquém da média nacional.
Em relação às escolas do concelho de Alcobaça, no ano letivo 2013/2014, a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto registou, na Matemática, uma progressão superior à média nacional e uma redução na progressão nas classificações a Português.
Os alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro mantiveram os resultados a Português, no ano letivo de 2013/2014, descendo a Matemática A.
Os estudantes do Externato Cooperativo da Benedita apresentaram uma progressão superior à média nacional nos exames de Português e inferior na unidade curricular de Matemática.