Quarta-feira, Junho 4, 2025
Quarta-feira, Junho 4, 2025

Treinamos Cross… quê?

Data:

Partilhar artigo:

Já ouviu falar de CrossFit? E de CrossTraining? Nós explicamos tudo.

Já ouviu falar de CrossFit? E de CrossTraining? Nós explicamos tudo.

Dizem os praticantes de CrossFit que a modalidade é “variável, evolutiva e desafiante”. A média ou alta intensidade, os treinos resultam num aumento de força e capacidade cardiorrespiratória, bem como de resistência muscular, enquanto se trabalha a velocidade, a flexibilidade e o equilíbrio. 

Região de Cister - Assine já!

Na verdade, CrossFit e CrossTraining são quase a mesma coisa. Os dois conceitos apenas se distinguem por uma questão legal, já que o CrossFit é não só uma metodologia de treino, mas também uma marca registada. Como tal, é protegida por leis que garantem que a marca não é utilizada sem serem pagos os direitos a quem a criou.

Na região, o Dino’s Health & Fitness Centers foi o primeiro ginásio a apostar na modalidade. Neste caso, “as aulas e a formação do professor são designadas de CrossTraining, sendo também o nome do espaço CrossBox Alcobaça”, explica Dino Pedras, administrador dos ginásios Dino’s.

Alexandre Aguiar, um dos crosstrainers da CrossBox do ginásio Dino’s, explica que o treino é personalizado, permitindo corrigir as más posturas, sendo adaptável até para quem sofre de alguma patologia. “Durante os treinos somos nós contra nós próprios”, sublinha o alcobacense.

Carolina Ferreira, que não praticava desporto há quatro anos, começou a treinar há três meses, notando já uma evolução significativa “principalmente na capacidade cardiorrespiratória”.

A valadense considera ser apenas “uma questão de hábito” fazer treinos de alta intensidade.

Na crossbox “residem” os “kettlebells”, a “rack”, as barras olímpicas e as bolas medicinais… à mão de quem quiser adotar um estilo de vida mais saudável, de forma intensa.

AD Footer

Artigos Relacionados

Planetário reabre na Biblioteca Municipal da Nazaré com exposição da saga “Star Wars”

A partir de amanhã, o Planetário da Nazaré, na Biblioteca Municipal José Soares, reabre ao público com a...

Mural criado em Porto de Mós nomeado para melhor do mundo

O mural de arte urbana criado na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, no centro da vila de Porto...

Andebol: Cister Sport de Alcobaça conquista taça distrital

A equipa sénior masculina do Cister Sport de Alcobaça encerrou a temporada 2024/2025 da melhor forma com a...

Andebol: Alcobacense Mário Sousa sagra-se campeão nacional de sub-18 pelo Sporting

O jovem alcobacense Mário Sousa sagrou-se campeão nacional de sub-18 ao serviço do Sporting. Este fim de semana,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!