Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

O saxofonista que nasceu para a música… por acaso

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Mário Marques é doutorado em saxofone mas tomou contacto com o instrumento, aos 13 anos, quase por acaso.

O alcobacense Mário Marques é doutorado em saxofone mas tomou contacto com o instrumento, aos 13 anos, quase por acaso. A vontade surgiu por um “impulso coletivo”, conta o músico, que motivou um grupo de amigos a decidir experimentar aprender música. A escolha pelo saxofone não foi imediata e não houve “amor à primeira vista”. Primeiro experimentou o trompete e depois o trombone. E como “à terceira é de vez”, nunca mais largou o saxofone.

A aprendizagem do instrumento e de música fazia-se todas as tardes, depois de terminar as aulas “normais”. O músico teve a “sorte” de poder estudar diariamente com o maestro Álvaro Correia Guimarães, com quem “aprendeu e evoluiu muito”. Foi, aliás, o “mestre” que incentivou o saxofonista a prosseguir os estudos musicais no Conservatório Nacional de Música, em Lisboa, onde, aliás, chegou a dar aulas de música.

Região de Cister - Assine já!

O músico foi o saxofonista solista do concerto de abertura da temporada da Banda Sinfónica de Alcobaça, que decorreu no Cine-teatro João d’Oliva Monteiro, no passado sábado. No concerto, Mário Marques apresentou ao público um misto entre duas linguagens muito próprias do saxofone: uma vertente clássica e outra mais ligada ao jazz.

Esta polivalência é transversal a toda a carreira. O saxofonista faz uma distinção entre a música feita como cultura e como entretenimento. “Uma não vive sem a outra”, esclarece o alcobacense, mas a cultura dá muito mais gozo. “É um desafio muito maior até do ponto de vista técnico”, uma vez que nos projetos em que se envolve é posto à prova muito mais frequentemente.

Para o futuro, o músico antevê o lançamento do próximo álbum de Tubax Duo, em conjunto com o também alcobacense Sérgio Carolino, e mais um trabalho do conjunto multidisciplinar Rondó da Carpideira. Este projeto vai fazer o concerto de abertura do IndieLisboa, um festival internacional de cinema.

Começou por acaso mas, hoje, Mário Marques é um dos mais conceituados saxofonistas do País. E, melhor, é de Alcobaça

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!