Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Bombeiros de Alcobaça reúnem memórias em livro

Data:

Partilhar artigo:

Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça apresentaram um livro, esta sexta-feira, que conta os 125 anos de histórias e memórias daquela corporação, no âmbito das comemorações do 128.º aniversário da associação.

Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça apresentaram um livro, esta sexta-feira, que conta os 125 anos de histórias e memórias daquela corporação, no âmbito das comemorações do 128.º aniversário da associação.

“É uma obra de comemoração que nasce da boa vontade das pessoas e que conta com a participação de inúmeros alcobacenses”, sublinhou Mário Cerol, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

Região de Cister - Assine já!

Por sua vez, Antero de Campos, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, ressalvou a participação da comunidade na construção da obra, deixando um agradecimento à comunidade, bem como “a todos os bombeiros que o são e aos que já o foram”.

Leonor Carvalho e Susana Leão foram as duas autoras que transformaram estas memórias em 370 páginas. A realização da obra que resume os 125 anos daquela instituição “que se doa à comunidade de forma desinteressada”, “foi um processo longo”, resume a alcobacense Susana Leão, ressalvando a “enorme entrega, sobretudo em tempos difíceis”.

Ao todo foram percorridos 690 artigos em inúmeros jornais alcobacenses, sendo agora resgatadas histórias de que poucos se lembram, como a de um possível ataque aéreo na Segunda Guerra Mundial. “É muito difícil contar a história de uma associação que não faz coisas para ficar na história”, comentou a coautora Leonor Carvalho.

Foi ainda enaltecido o papel da família durante a apresentação, que teve lugar no Museu dos Bombeiros. “Por detrás da farda de um bombeiro está uma família e uma comunidade”, acrescentou Leonor Carvalho, para quem “não pode ser esquecido, porque nos momentos de desalento, são as famílias que estão lá para o bombeiro, que se dá ao outro sem nada pedir em troca”.

Além da apresentação do livro “125 Anos de História e Memória – Bombeiros Voluntários de Alcobaça” a corporação de Alcobaça assinalou os 128 anos com a inauguração da rua João Vitor Pombo da Silva Domingos, junto ao quartel. O homenageado foi sub-chefe dos bombeiros de Alcobaça, tendo falecido em 2010 quando combatia as chamas num incêndio em São Pedro do Sul.

AD Footer

Artigos Relacionados

Despiste de veículo de passageiros em Alcobaça causa dois feridos

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na manhã desta segunda-feira, dia 29 de abril, junto ao...

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!