Quinta-feira, Setembro 4, 2025
Quinta-feira, Setembro 4, 2025

Bombeiros de Alcobaça reúnem memórias em livro

Data:

Partilhar artigo:

Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça apresentaram um livro, esta sexta-feira, que conta os 125 anos de histórias e memórias daquela corporação, no âmbito das comemorações do 128.º aniversário da associação.

Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça apresentaram um livro, esta sexta-feira, que conta os 125 anos de histórias e memórias daquela corporação, no âmbito das comemorações do 128.º aniversário da associação.

“É uma obra de comemoração que nasce da boa vontade das pessoas e que conta com a participação de inúmeros alcobacenses”, sublinhou Mário Cerol, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

Região de Cister - Assine Já!

Por sua vez, Antero de Campos, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, ressalvou a participação da comunidade na construção da obra, deixando um agradecimento à comunidade, bem como “a todos os bombeiros que o são e aos que já o foram”.

Leonor Carvalho e Susana Leão foram as duas autoras que transformaram estas memórias em 370 páginas. A realização da obra que resume os 125 anos daquela instituição “que se doa à comunidade de forma desinteressada”, “foi um processo longo”, resume a alcobacense Susana Leão, ressalvando a “enorme entrega, sobretudo em tempos difíceis”.

Ao todo foram percorridos 690 artigos em inúmeros jornais alcobacenses, sendo agora resgatadas histórias de que poucos se lembram, como a de um possível ataque aéreo na Segunda Guerra Mundial. “É muito difícil contar a história de uma associação que não faz coisas para ficar na história”, comentou a coautora Leonor Carvalho.

Foi ainda enaltecido o papel da família durante a apresentação, que teve lugar no Museu dos Bombeiros. “Por detrás da farda de um bombeiro está uma família e uma comunidade”, acrescentou Leonor Carvalho, para quem “não pode ser esquecido, porque nos momentos de desalento, são as famílias que estão lá para o bombeiro, que se dá ao outro sem nada pedir em troca”.

Além da apresentação do livro “125 Anos de História e Memória – Bombeiros Voluntários de Alcobaça” a corporação de Alcobaça assinalou os 128 anos com a inauguração da rua João Vitor Pombo da Silva Domingos, junto ao quartel. O homenageado foi sub-chefe dos bombeiros de Alcobaça, tendo falecido em 2010 quando combatia as chamas num incêndio em São Pedro do Sul.

AD Footer

Artigos Relacionados

Isabel Ventura: “No Chega não somos pessoas do carreirismo político, mas da vida civil”

Isabel Ventura volta a liderar a candidatura do Chega à Câmara de Alcobaça, quatro anos depois da estreia...

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!