Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

75.º aniversário do Bairro dos Pescadores festejado este ano

Data:

Partilhar artigo:

Célia Quico não mora na Nazaré há muitos anos, apesar de ter as raízes na praia. Há pouco mais de dois meses, esbarrou na data em que o Bairro dos Pescadores foi construído, em 1941, e fez as contas. “São 75 anos de vida que merecem ser contados”, afirma.

Célia Quico não mora na Nazaré há muitos anos, apesar de ter as raízes na praia. Há pouco mais de dois meses, esbarrou na data em que o Bairro dos Pescadores foi construído, em 1941, e fez as contas. “São 75 anos de vida que merecem ser contados”, afirma.

Depois de feitos alguns contactos, sabia-se que várias entidades tinham também interesse em assinalar a data. Desta forma surgiu a sinergia que permitiu executar a ideia, resultando numa exposição e colóquio, que assinalam esta efeméride, fruto do apoio do Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores, Câmara da Nazaré, Biblioteca da Nazaré e a Universidade Sénior da vila, para além de diversos moradores deste bairro tipicamente nazareno.

Região de Cister - Assine já!

Na sala destinada à exposição, cedida pela Universidade Sénior da Nazaré, encontram-se artigos de jornal, fotografias e objetos que contam os 75 anos do Bairro e Casa dos Pescadores, cedidos pelas entidades que apoiaram o projeto. Quem visita esta exposição é convidado a “olhar o passado e pensar no futuro do Bairro dos Pescadores”, reforça Célia Quico.

Dóris Santos, representante do museu Dr. Joaquim Manso, sublinhou que esta exposição “dedicada aos moradores” e aberta à comunidade surgiu “como uma resposta a um desafio informal de Célia Quico”, enquanto João Delgado, representante da Mútua dos Pescadores, considerou que, com o assinalar da data, faz-se “justiça à memória dos pescadores e da classe piscatória no geral”, tendo sido este “o primeiro projeto em conjunto”, pois continuarão a festejar a data ao longo do ano.

Para já, há um colóquio marcado para o próximo sábado, na antiga escola primária, com a participação de Álvaro Garrido, José Maria Trindade e Manuel António Sequeira, no qual será debatida a história deste bairro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!