Sexta-feira, Julho 4, 2025
Sexta-feira, Julho 4, 2025

Regadio da Cela motivou visita de Teresa Morais

Data:

Partilhar artigo:

A deputada do Partido Social Democrata (PSD) eleita pelo círculo de Leiria, Teresa Morais, visitou esta segunda-feira o edifício sede da Associação de Regantes e Beneficiários da Cela para reunir com o presidente da associação para debater o futuro e o ponto de situação do regadio.

A deputada do Partido Social Democrata (PSD) eleita pelo círculo de Leiria, Teresa Morais, visitou esta segunda-feira o edifício sede da Associação de Regantes e Beneficiários da Cela para reunir com o presidente da associação para debater o futuro e o ponto de situação do regadio.

A visita começou com uma reunião, também participada por Margarida Balseiro Lopes, deputada do PSD, em que o presidente da associação, Carlos Malhó, garantiu “que há pessoas interessadas em comprar terras nesta zona, para fazerem produção de hortofrutícolas e não o fazem enquanto não tiverem a garantia de que vai existir a obra no regadio”. Por sua vez, Teresa Morais considerou que “a demora no arranque deste projeto está a retardar também o desenvolvimento económico da região e nem o concelho de Alcobaça, nem o país, se podem dar ao luxo de ter projetos, com o financiamento de fundos comunitários, sem avançar”.

Região de Cister - Assine Já!

Neste momento, a associação conta com mais de 400 agricultores e pelo menos o mesmo número de hectares, dedicados maioritariamente à produção de hortofrutícolas. “Tudo isto podia melhorar se o regadio tivesse outras condições, já que estamos a falar de um sistema muito antiquado que durante muitos anos os agricultores esperaram que fosse melhorado”, aponta Teresa Morais. Em 2010, o sistema “chegou a ter uma candidatura aprovada pelo Programa de Desenvolvimento Rural, que depois não teve sucesso devido à falta de meios financeiros suficientes”, lembra.

Entretanto, a então ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou durante a conferência pública Made in Cister:Fruticultura, organizada pelo REGIÃO DE CISTER em setembro do ano passado, a formalização da candidatura do regadio da Cela a fundos comunitários, num projeto avaliado em 10 milhões de euros. “Passaram-se vários meses e não há notícias de uma possível intervenção”, sublinha Teresa Morais.

O presidente da Associação de Regantes e Beneficiários da Cela avisou que “o sistema atual está a ficar incomportável, devido ao facto de estar cheio de ruturas e os agricultores se queixarem cada vez mais de que a água não chega às suas parcelas.” “Se for uma resposta for negativa não sei se conseguirei continuar à frente desta casa porque não consigo gerir nestas condições com os meus colegas”, lamentou.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!