Sábado, Novembro 8, 2025
Sábado, Novembro 8, 2025

Mosteiro de Alcobaça bate recorde de visitas pagas

Data:

Partilhar artigo:

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi visitado no ano passado por 226.516 pessoas, um acréscimento de 14,2% em relação ao ano anterior, no qual se tinham vendido 198.406 entradas para o monumento.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi visitado no ano passado por 226.516 pessoas, um acréscimento de 14,2% em relação ao ano anterior, no qual se tinham vendido 198.406 entradas para o monumento. Mas os dados divulgados na passada semana pela Direção-Geral do Património Cultural revelam ainda um crescimento mais acentuado nas visitas pagas quando comparado com os últimos cinco anos, registando-se uma taxa de crescimento de 17% entre 2011 e 2016. 

O Mosteiro, que tem uma área considerável de acesso livre ao público, foi o quinto monumento mais visitado no País, superado na região pelo Mosteiro da Batalha, que recebeu 396.423 visitantes, e pelo Convento de Cristo, em Tomar, que deu entrada de 295.808 visitantes. De salientar que as visitas não pagas à Igreja do Mosteiro de Alcobaça não são contabilizadas nos dados da DGPC.

Região de Cister - Assine Já!

A diretora do Mosteiro de Alcobaça realça que 2016 foi o ano em que se registou uma maior variação positiva de entradas pagas nos últimos cinco anos, notando “a tendência de crescimento do número de visitantes que se tem vindo a registar na maioria dos equipamentos tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, facto que se encontra relacionado também com o incremento do turismo no país nos últimos anos”. 

Ana Pagará fala de uma “dinâmica que a Direção do monumento tem vindo a imprimir, desde 2015, ao nível da realização de atividades e eventos culturais relevantes, aspeto central da nova estratégia em curso no Mosteiro de Alcobaça, desde encontros científicos de âmbito nacional e internacional (colóquios e conferências) a concertos e outros espectáculos” para justificar os números.

A responsável regista ainda “a implementação de programas de visitas orientadas, temáticas e de carácter geral, que têm tido uma forte adesão por parte dos visitantes, procurando-se assim melhorar a comunicação ao nível dos significados do monumento”. Isto sem esquecer o que considera ser “a consolidação da posição do Mosteiro de Alcobaça, enquanto um dos mais importantes e bem conservados conjuntos monásticos legados pela Ordem de Cister de toda a Europa, no seio da Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses e, por conseguinte, na Rota de Abadias Cistercienses, Itinerário Cultural do Conselho da Europa“.

Segundo a diretora do Mosteiro de Alcobaça, são os espanhóis, alemães, ingleses e italianos, mas, sobretudo, os franceses que mais afluem ao Mosteiro. “Os chineses e japoneses, assim como as pessoas oriundas dos chamados países de Leste (em especial Polónia e Russia) estão, de facto, a mostrar cada vez mais preferência pela visita ao Mosteiro de Alcobaça”, acrescenta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!