Terça-feira, Novembro 4, 2025
Terça-feira, Novembro 4, 2025

Espólio da exposição “Tempos de Escola” vai integrar núcleo museológico

Data:

Partilhar artigo:

O espólio da exposição alcobacense “Tempos de Escola” poderá integrar, futuramente, um pequeno núcleo museológico, na escola Frei Domingos, na Benedita, de acordo com o antropólogo Alberto Guerreiro.

O espólio da exposição “Tempos de Escola”, que deu origem à palestra “Ensino em Alcobaça – uma Viagem no Tempo e no Espaço”, que decorreu esta terça-feira, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, poderá integrar um “pequeno núcleo museológico, dedicado à temática da educação, pensado para ocupar a escola Frei Domingos, na Benedita, num futuro próximo”, adiantou o antropólogo Alberto Guerreiro.

A palestra remontou aos vários momentos em que o panorama educacional da cidade foi considerado de  “vanguarda” em Portugal. Das datas com maior importância destacou-se, impreterivelmente, o dia 11 de janeiro de 1269, quando foi dada a primeira aula pública, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Região de Cister - Assine Já!

“Atualmente há certas reflexões que devem ser feitas, como a dicotomia entre a instrução de há 50 anos e a de agora”, referiu o historiador Jorge Pereira de Sampaio. 

Alberto Guerreiro aproveitou a ocasião para explicar o conceito da nova geração em que o mundo industrializado se prepara para entrar: a “quarta vaga”, ou seja, “a completa desmaterialização da informação, completamente virada para o digital”. “Um dia até os livros serão relíquias, com a mudança dos tempos a dar-se tão rapidamente. Hoje, a maioria já lê em telemóveis e tablets”, notou o alcobacense.

Alcobaça esteve, durante vários séculos, na linha da frente no que respeita às práticas educacionais. A cidade inovou com a primeira rede escolar nacional e no método de ensino, passando pela primeira escola dedicada apenas ao género feminino. A cidade serviu, também, como caso exemplar quanto às chamadas escolas técnicas nacionais e, neste momento, tem um dos maiores agrupamentos de escolas do país. 

No que remonta à escola do antigamente “são recordações que rodopiam ao sabor da saudade” proferiu a reformada professora de História, Judite Granada, ao ler um texto que havia escrito em 2005 e remontava à educação dos anos cinquenta, sobre a descrição da escola que frequentava na época. “O legado de outrora não se perdeu. Alcobaça continua a apostar fortemente em matéria educacional”, sublinhou Alberto Guerreiro. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!