Terça-feira, Novembro 26, 2024
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Israel Costa Pereira leva “Curtas” para a música

Data:

Partilhar artigo:

Pode uma curta-metragem não ter imagem e viver do som? O alcobacense Israel Costa Pereira acredita que sim e vai prová-lo no primeiro álbum a solo. “Curtas” reúne oito músicas e um quarteto para as interpretar. 

Pode uma curta-metragem não ter imagem e viver do som? O alcobacense Israel Costa Pereira acredita que sim e vai prová-lo no primeiro álbum a solo. “Curtas” reúne oito músicas e um quarteto para as interpretar. Além da guitarra, que Israel Costa Pereira sempre tocou, o CD conta com o som do violino da russa Ianina Khmelik, do piano de Bernardo Santos e do violoncelo do também russo Nikolay Gimaletdinov.

“É um trabalho muito autobiográfico e a música acaba por ser muito cinematográfica. É a banda sonora da minha vida, mas também acredito que será a de muitas pessoas”, adianta o músico, que tem tocado ao lado dos The Gift. O vídeo da música “O meu pai, a minha irmã e eu” foi o primeiro a ser divulgado de “Curtas”.

Região de Cister - Assine já!

O álbum a solo, embora que “tardio”, foi o resultado de uma candidatura a um apoio da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA). “Como executante podia candidatar-me a um projeto de edição fonográfica, mas não estava à espera de ser selecionado”, conta. Israel Costa Pereira enviou “coisas que já tinha feito há algum tempo e outras que finalmente viram a luz do dia”, condensando o “best of” do trabalho do guitarrista. “Escrevi, reescrevi e acabei por fazer novos arranjos de músicas que já tinha, sendo que uma das obras que enviei foi a que serviu de banda sonora ao documentário sobre José Aurélio, realizado por Gonçalo Tarquínio e Rita Pimenta”, acrescenta.

Israel Costa Pereira quer levar o disco, cujo lançamento acontecerá até ao final deste mês, às salas de espetáculo do País, incluindo o Cine-teatro de Alcobaça, mostrando a “potencialidade” da música ao vivo. “Apesar de ser um quarteto clássico, não serão concertos de música clássica, será música com uma envolvência cinematográfica, complementada pela cenografia de Gonçalo Tarquínio”, explica. 

A tirar o mestrado em ensino da Música e a dar aulas na Academia de Música de Alcobaça, Israel Costa Pereira gravou o disco no auditório da Universidade de Aveiro, contando com o trabalho de mistura e gravação de Mário Barreiros, com o artwork da irmã, Natacha Costa Pereira, e fotografias de Paulo Mendes. “Quero conquistar o meu lugar na música de autor e cinematográfica e ter o privilégio de fazer música”, conclui o alcobacense, que aos 43 anos reuniu “Curtas” numa banda sonora “longa” de emoções.

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!