Sábado, Novembro 23, 2024
Sábado, Novembro 23, 2024

Feira do Livro da Biblioteca da Nazaré evoca obra de Saramago

Data:

Partilhar artigo:

A 44.ª edição da Feira do Livro da Nazaré, que vai evocar a obra de José Saramago, abre ao público esta sexta-feira, mas os trabalhos de instalação do certame já começaram há algum tempo.

A 44.ª edição da Feira do Livro da Nazaré, que vai evocar a obra de José Saramago, abre ao público esta sexta-feira, mas os trabalhos de instalação do certame já começaram há algum tempo. Afinal, é preciso acondicionar da melhor maneira no Centro Cultural da vila os cerca de 40.000 livros que estarão à disposição do público durante os 23 dias de um evento organizado pela coletividade popular Biblioteca da Nazaré.

Este ano, a Feira do Livro da vila, que abre oficialmente no dia 19 às 21:30 horas, conta com um aliado de peso: a Fundação José Saramago. Os 20 anos da atribuição do Nobel da Literatura levaram a organização a encetar contactos com a instituição e os reflexos foram imediatos. Assim, será instalada na Feira a exposição de ilustrações “A maior flor do mundo”, sobre a vida e obra de José Saramago. E Sérgio Letria, da Fundação com o nome do autor de “O Memorial do Convento”, marcará presença no evento, para uma conversa com os leitores.

Região de Cister - Assine já!

De resto, as atividades paralelas da Feira continuam a ser um chamariz, estando previstas “conversas” com os autores Mário Galego (este sábado), Paulo Branco Lima (dia 26) e Alexandre Esgaio e Carmen Zita Ferreira (dia 27), sempre às 21:30 horas. 

O nazareno Jaime Rocha desloca-se à Feira no dia 25 para apresentar a nova obra “O Estendal e outros Contos”, que merecerá uma leitura encenada. A 2 de agosto será a vez de a nazarena Isabel Ricardo Amaral apresentar o último livro da saga “Os aventureiros”, enquanto no dia seguinte Senos da Fonseca falará sobre a obra “Os Últimos Terranovas Portugueses”, com a temática da pesca do bacalhau em cima da mesa. Por fim, no dia 9, o beneditense António M. Catarino apresenta a sua obra mais recente, intitulada “Saudade”.

A organização da Feira do Livro é uma das principais fontes de receita da Biblioteca da Nazaré, uma coletividade que está a comemorar 80 anos de serviço à comunidade e que possui o mais importante espólio documental do concelho. “É à Feira que vamos buscar a fatia de leão do nosso orçamento anual”, assume o presidente João Paulo Delgado, elogiando o “trabalho de muitos voluntários” na montagem, execução e desmontagem do evento. A 1.ª edição da Feira do Livro da Nazaré teve lugar em 1974, no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, e passou por vários locais, até estabilizar, desde 1995, no Centro Cultural.

 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!