Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Centro Escolar de Alcobaça “reinventa” Telescola

Data:

Partilhar artigo:

Cativar os alunos para os conteúdos lecionados em sala de aula é um desafio crescente entre a comunidade escolar. E foi com o intuito de suprimir esta barreira e acompanhar o interesse dos jovens pelas ferramentas de informação que a turma do 3.º B do Centro Escolar de Alcobaça criou o projeto audiovisual “Telescola”.

Cativar os alunos para os conteúdos lecionados em sala de aula é um desafio crescente entre a comunidade escolar. E foi com o intuito de suprimir esta barreira e acompanhar o interesse dos jovens pelas ferramentas de informação que a turma do 3.º B do Centro Escolar de Alcobaça criou o projeto audiovisual “Telescola”.

“Os alunos de hoje são diferentes dos alunos de outrora…Os seus gostos e motivações em nada se assemelham ao passado”, sublinha Manuel Calado, o responsável pelo projeto. “O papel do professor é estar atento a essa mudança e a ideia surgiu do crescente interesse dos meus alunos sobre o universo do Youtube”, acrescenta.

Região de Cister - Assine já!

De acordo com o docente, o projeto visa veicular, através da plataforma digital, os conteúdos lecionados em sala de aula de uma forma divertida. As semelhanças com o antigo sistema de ensino nacional, no qual os professores estavam na televisão e os alunos aprendiam à distância e que teve emissões regulares entre 1965 e 1987, foram desde cedo notadas pelo professor, que aproveitou para ensinar aos alunos sobre a “Telescola”. “Hoje os tempos são outros, mas a premissa é a mesma: a escola não tem de ser chata, a escola tem de se reinventar se quiser manter os alunos cativados”, reitera Manuel Calado, considerando que “é perfeitamente expectável que o interesse das crianças esteja concentrado nas novas ferramentas de informação”.

O projeto foi apresentado no passado dia 12, com um “trailer” protagonizado pelos “professores de palmo e meio”. “Pum é um monossílabo” foi o primeiro episódio da série, no qual os alunos explicaram como se faz a divisão silábica. Neste projeto, além de assumirem o papel de realizadores, editores e assistentes de produção, as crianças são também atores, como é o caso da pequena Rita, que será “transformada em avó Rita para esclarecer de uma vez por todas as as dificuldades na relação entre unidades, dezenas e centenas”. “O entusiasmo destes 25 alunos, para mim, é o mais gratificante. Ver as crianças tão motivadas em participar na iniciativa e em mostrar o que aprenderam faz com que todo o esforço valha a pena”, sublinha o professor que vê nas horas investidas no projeto“uma aposta nas crianças e na sua educação”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!