Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026
Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026

Jovens criam associação para “agitar” cidade e agenda cultural

Data:

Partilhar artigo:

Dinamizar a cidade de Alcobaça e promover o desenvolvimento autónomo dos jovens são alguns dos objetivos da Associação Juvenil de Apoio à Ação ou A4. O projeto une jovens estudantes, em diferentes fases da sua vida, com o objetivo de colocar Alcobaça num lugar de destaque.

Dinamizar a cidade de Alcobaça e promover o desenvolvimento autónomo dos jovens são alguns dos objetivos da Associação Juvenil de Apoio à Ação ou A4. O projeto une jovens estudantes, em diferentes fases da sua vida, com o objetivo de colocar Alcobaça num lugar de destaque.

“O projeto nasceu de uma forma muito natural. Costumo dizer que só cultivei a semente e foram estes jovens que fizeram o restante florir”, revela ao REGIÃO DE CISTER Nuno Duarte, professor na Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), que assume o papel de “consultor” no projeto. ”O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de novas ideias na comunidade, alavancando a dinâmica do concelho e promovendo o desenvolvimento autónomo dos jovens da nossa região”, acrescenta o docente. 

Região de Cister - Assine Já!

O grupo é composto por alunos da Esdica e por ex-alunos da escola do Agrupamento de Escolas de Cister que são agora estudantes do ensino superior e que frequentaram a disciplina de Aplicações Informáticas. “Mesmo após a partida destes alunos foi possível manter o contacto e é interessante ver que a sua passagem pelo ensino secundário não foi apenas uma passagem leviana”, refere o professor, revelando orgulho no entusiasmo e atitude pró-ativa destes jovens. 

O “elevado potencial de Alcobaça enquanto comunidade e enquanto região” são para a A4 matérias-primas para o desenvolvimento de atividades. De acordo com os elementos da associação, “Alcobaça tem potencial que não está a ser propriamente desenvolvido por falta de iniciativa” e a missão dos jovens membros é contrariar esta “inércia”. “O desenvolvimento pessoal dos jovens, aliado ao desenvolvimento da região são os alicerces desta missão que ainda está a dar os primeiros passos”, reitera Nuno Duarte. 

O ano de 2020 promete ser decorrer “a todo o vapor” para a A4. Uma nova e maior edição da iniciativa “TEDxAlcobaça” e uma maratona de ideias a nível regional, baseada na sustentabilidade ambiental, são alguns dos projetos em desenvolvimento para o próximo ano. “Com estas iniciativas ambicionamos promover um debate cultural e social e envolver toda a comunidade, daí terem sido abertas candidaturas civis para a equipa TEDx“, explica. “Alcobaça tem muito potencial e inserida na região Oeste, que está sempre em movimento, é necessário fazer mais se não quer ser deixada para trás”, conclui o professor que semeou a A4.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara não instala tenda de Carnaval em Alcobaça e São Brás cancelado na Nazaré

A Câmara de Alcobaça anunciou, na noite deste domingo, que não vai instalar a tradicional tenda de carnaval...

Intoxicação provocada por gerador dentro de habitação deixa cinco pessoas em estado grave na Fervença

Cinco pessoas ficaram em estado grave, na noite deste sábado, depois de terem sido afetadas por uma intoxicação...

Homem faleceu no Bárrio enquanto reparava telhado na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin

Um homem, de 66 anos, faleceu, este sábado, enquanto arranjava o telhado de casa na freguesia do Bárrio,...

Jogo de hóquei em patins entre HC Turquel e Benfica com cariz solidário

A receção do HC Turquel ao Benfica, agendado para este sábado (21:30 horas) e referente à 1.ª Divisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!