Sexta-feira, Abril 25, 2025
Sexta-feira, Abril 25, 2025

Covid-19 começa a parar região

Data:

Partilhar artigo:

Cancelado. É a palavra mais falada, escrita e ouvida nos últimos dias. O novo Coronavírus já obrigou ao cancelamento de eventos e à suspensão de competições desportivas na região, à semelhança do que tem acontecido por todo o País.

Cancelado. É a palavra mais falada, escrita e ouvida nos últimos dias. O novo Coronavírus já obrigou ao cancelamento de eventos e à suspensão de competições desportivas na região, à semelhança do que tem acontecido por todo o País.

A Câmara de Alcobaça foi das primeiras autarquias a suspender todas as atividades culturais. O presidente da Câmara determinou o cancelamento das atividades prevista para o próximo dia 21 de março, no âmbito das comemorações do 1.º aniversário do Parque Verde e do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura 2020, e suspendeu a programação do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, bem como as atividades extraordinárias da Biblioteca Municipal de Alcobaça, ficando o equipamento somente aberto para utilização individual dos munícipes.

Região de Cister - Assine Já!

Entretanto, a Câmara da Nazaré decidiu, esta quinta-feira, encerrar o Forte de São Miguel Arcanjo e cancelar o atendimento presencial nos Postos de Informação e Turismo, que passarão a efetuar a sua atividade de informação por telefone, email ou plataformas digitais existentes.

Com o intuito de seguir as indicações das autoridades de saúde, também a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria procedeu ao cancelamento da Feira de Antiguidades e Velharias, a realizar este domingo no rossio. O exemplo foi seguido em São Martinho do Porto, onde a feira, que preenche toda a marginal, foi também suspensa. Sem surpresas, as Procissões do Senhor dos Passos, agendadas em Alcobaça e São Martinho do Porto para os próximos dias 15 e 29, respetivamente, foram igualmente canceladas. 

Com vista a contrariar a tendência crescente da propagação do vírus, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria restringiu as visitas, nos serviços de internamento do distrito a um acompanhante/cuidador, sem possibilidade de troca, face ao “risco moderado a elevado de importação de casos de coronavírus”. Além desta medida, serão ainda impedidas visitas a doentes em observação nos Serviços de Urgência Geral do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, à exceção de “acompanhantes de doentes vulneráveis”. No que respeita aos espaços de restauração, os refeitórios e bares das unidades hospitalares terão acesso restrito. 

Cientes dos riscos da infeção entre cidadãos com mais de 60 anos, as Misericórdias e os Lares Residenciais já colocaram em ação planos de contingência. Entre as medidas de prevenção e novos métodos de funcionamento, destacam-se a proibição da saída de idosos para convívios com familiares ou amigos e a autorização de apenas uma visita por dia. Também as Universidades Seniores do concelho de Alcobaça e da Nazaré já suspenderam as atividades. 

Enquanto aguardam uma decisão do Governo sobre o encerramento das escolas de todo o País, as instituições de ensino da região instalaram planos de contingência que consistem no cancelamento de visitas de estudo, intercâmbios e qualquer outra atividade que envolva a participação de elementos exteriores às escolas.  

Os clubes e associações dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós estão a seguir o plano de contingência e já anunciaram que durante os próximos dias as atividades desportivas e culturais vão estar suspensas. 

O REGIÃO DE CISTER sabe ainda que a suspeita de infeção de uma funcionária levou a que o Tribunal de Alcobaça adiasse um julgamento agendado para a passada terça-feira. O teste deu negativo para o vírus COVID-19.

Até à data, não há qualquer caso confirmado de Covid-19 no distrito de Leiria.

AD Footer

Artigos Relacionados

Ginástica: Salvador Luzindro sagrou-se campeão nacional jovem

Salvador Luzindro (Trampolins Clube de Leiria) sagrou-se campeão nacional no passado dia 12, reeditando uma conquista que já...

Aquele dia do ano

A pergunta que me ocorre é se a nossa democracia é (ainda jovem); ou se, pelo contrário, já...

Projeto da Casa da Família do Acipreste premiado pela Fundação EDP

O projeto “Fotodesidratação, e então?” da Casa da Família – Associação de Solidariedade Social do Acipreste foi premiado...

Ceeria inicia novo ciclo com Pedro Pombo na presidência

Após quatro meses de uma comissão de gestão, motivada pela impugnação das últimas eleições, o Centro de Educação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!