Cancelado. É a palavra mais falada, escrita e ouvida nos últimos dias. O novo Coronavírus já obrigou ao cancelamento de eventos e à suspensão de competições desportivas na região, à semelhança do que tem acontecido por todo o País.
Cancelado. É a palavra mais falada, escrita e ouvida nos últimos dias. O novo Coronavírus já obrigou ao cancelamento de eventos e à suspensão de competições desportivas na região, à semelhança do que tem acontecido por todo o País.
A Câmara de Alcobaça foi das primeiras autarquias a suspender todas as atividades culturais. O presidente da Câmara determinou o cancelamento das atividades prevista para o próximo dia 21 de março, no âmbito das comemorações do 1.º aniversário do Parque Verde e do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura 2020, e suspendeu a programação do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, bem como as atividades extraordinárias da Biblioteca Municipal de Alcobaça, ficando o equipamento somente aberto para utilização individual dos munícipes.
Entretanto, a Câmara da Nazaré decidiu, esta quinta-feira, encerrar o Forte de São Miguel Arcanjo e cancelar o atendimento presencial nos Postos de Informação e Turismo, que passarão a efetuar a sua atividade de informação por telefone, email ou plataformas digitais existentes.
Com o intuito de seguir as indicações das autoridades de saúde, também a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria procedeu ao cancelamento da Feira de Antiguidades e Velharias, a realizar este domingo no rossio. O exemplo foi seguido em São Martinho do Porto, onde a feira, que preenche toda a marginal, foi também suspensa. Sem surpresas, as Procissões do Senhor dos Passos, agendadas em Alcobaça e São Martinho do Porto para os próximos dias 15 e 29, respetivamente, foram igualmente canceladas.
Com vista a contrariar a tendência crescente da propagação do vírus, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria restringiu as visitas, nos serviços de internamento do distrito a um acompanhante/cuidador, sem possibilidade de troca, face ao “risco moderado a elevado de importação de casos de coronavírus”. Além desta medida, serão ainda impedidas visitas a doentes em observação nos Serviços de Urgência Geral do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, à exceção de “acompanhantes de doentes vulneráveis”. No que respeita aos espaços de restauração, os refeitórios e bares das unidades hospitalares terão acesso restrito.
Cientes dos riscos da infeção entre cidadãos com mais de 60 anos, as Misericórdias e os Lares Residenciais já colocaram em ação planos de contingência. Entre as medidas de prevenção e novos métodos de funcionamento, destacam-se a proibição da saída de idosos para convívios com familiares ou amigos e a autorização de apenas uma visita por dia. Também as Universidades Seniores do concelho de Alcobaça e da Nazaré já suspenderam as atividades.
Enquanto aguardam uma decisão do Governo sobre o encerramento das escolas de todo o País, as instituições de ensino da região instalaram planos de contingência que consistem no cancelamento de visitas de estudo, intercâmbios e qualquer outra atividade que envolva a participação de elementos exteriores às escolas.
Os clubes e associações dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós estão a seguir o plano de contingência e já anunciaram que durante os próximos dias as atividades desportivas e culturais vão estar suspensas.
O REGIÃO DE CISTER sabe ainda que a suspeita de infeção de uma funcionária levou a que o Tribunal de Alcobaça adiasse um julgamento agendado para a passada terça-feira. O teste deu negativo para o vírus COVID-19.
Até à data, não há qualquer caso confirmado de Covid-19 no distrito de Leiria.