A Câmara da Nazaré vai iniciar o processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu como Monumento Natural de interesse nacional, estatuto que perdeu em 2008.
A Câmara da Nazaré vai iniciar o processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu como Monumento Natural de interesse nacional, estatuto que perdeu em 2008.
O local esteve classificado pelo seu interesse histórico, pelas ligações à lenda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré; pelo interesse religioso, constituindo local de romagem e peregrinação; pelo interesse arqueológico, pela provável localização de um castro pré-histórico; e pelo interesse botânico, pelos elementos de vegetação espontânea que o rodeiam.
O decreto-lei nº 142/2008, de 24 de julho, que estabelece o regime jurídico da natureza e biodiversidade, revoga o que certificava a classificação do Monte (Decreto-lei nº 178/79, de 2 de maio), “tendo o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade colocado em discussão pública o processo de reclassificação do Sítio Classificado do Monte de São Bartolomeu na tipologia de Monumento Natural”, em finais de 2010”, explica a autarquia, em comunicado.
Este processo deveria ter sido finalizado até outubro de 2012, com a reclassificação na tipologia de monumento natural. “Uma vez que o prazo de dois anos para reclassificação cessou e este Sítio Classificado acabou por perder a sua classificação, proponho a iniciação do processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu, como Monumento Natural de interesse nacional”, informou Orlando Rodrigues, vereador com competência delegadas no pelouro do Ambiente, autor da proposta que dá início ao procedimento.