Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Três clubes da região distinguidos com Bandeira da Ética

Data:

Partilhar artigo:

O Sport União Alfeizerense e a Associação de Cultura e Desporto “O Sótão” receberam, pela primeira vez, a certificação da Bandeira de Ética, juntando-se ao Ginásio, clube que já tinha sido distinguido com o selo de qualidade no início da temporada.

O Sport União Alfeizerense e a Associação de Cultura e Desporto “O Sótão” receberam, pela primeira vez, a certificação da Bandeira de Ética, juntando-se ao Ginásio, clube que já tinha sido distinguido com o selo de qualidade no início da temporada.

“O Sótão” é o primeiro clube no concelho da Nazaré a ser reconhecido pelo projeto desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional da Ética no Desporto. Já no concelho de Alcobaça são, por enquanto, dois os clubes distinguidos.

Região de Cister - Assine já!

A Escola de Formação do Alfeizerense tem sido a grande aposta do clube, que tem desenvolvido diversas atividades com os agentes desportivos. “Temos dinamizado várias formações junto de atletas, treinadores, dirigentes e pais com o objetivo de fomentar a ética no desporto e ajudar cada agente a saber estar no desporto”, explica Ricardo Martins ao REGIÃO DE CISTER. O responsável pelo departamento de ética do clube relembra ainda o projeto “Repórter da Ética”, em que os agentes do desporto “foram desafiados a captar os bons exemplos da ética no desporto”.

No clube da Nazaré, “é mais uma etapa no crescimento e reconhecimento institucional fora de portas, consolidando a marca de prestígio do ‘Sótão’”, lê-se em comunicado.

O clube conta com a equipa sénior de futebol de praia mas também dinamiza escalões mais jovens no incentivo à prática da modalidade, assim como no andebol de praia, e desde 2002 elaborou e implementou o projeto pioneiro Pro Fair-Play 2002, em que “visava regular disciplinarmente todos os eventos desportivos no concelho, prevenindo e combatendo a indisciplina, a par da promoção do Fair-Play em todos os eventos realizados pelos aderentes”. O clube integrou ainda o projeto Cartão Branco, que destaca comportamentos eticamente relevantes na prática desportiva.

CCDS Casal Velho, Portomosense, URD Juncalense, Agrupamento de Escolas da Nazaré, Instituto Educativo do Juncal, ARCD Mendiga e Condestável também se candidataram ao programa, aguardando os resultados das candidaturas que estão a ser analisadas até julho. Os resultados finais serão conhecidos no próximo mês de setembro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!