Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

“Muros de pedra seca” são finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

A candidatura, na categoria “Artefactos”, foi a única do concelho de Porto de Mós selecionada para a lista das 140 finalistas regionais. Ficaram de fora da corrrida a “Padeira de Aljubarrota”, no concelho de Alcobaça, as “Bonecas com o traje regional da Nazaré” e o “Vira da Nazaré”, no concelho da Nazaré.

Região de Cister - Assine já!

Os finalistas da região de Leiria foram selecionados a partir de uma lista de 42 tradições que enviaram candidaturas, tendo a seleção sido comunicada este domingo num programa transmitido na RTP1.

A organização do concurso recebeu 504 candidaturas que foram selecionadas para uma lista de 140 finalistas regionais, com 7 patrimónios de cada região.

Os finalistas vão agora competir em 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em direto, com transmissão a partir de 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional. Desta ronda de programas serão apurados 20 patrimónios regionais através do voto popular.

Antes da final do concurso, a 5 de setembro, haverá ainda um programa de “repescagem” – que vai recuperar oito dos candidatos já eliminados -, a 16 de agosto, e duas semi-finais nos dias 23 e 30 de agosto.

A organização aproveita ainda a ocasião para lançar a plataforma digital “País das Maravilhas“, que compila os vencedores de todas as edições do concurso 7 Maravilhas, nas diferentes categorias.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!