Quarta-feira, Novembro 27, 2024
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Número de inscritos em ATL e campos de férias aumentam

Data:

Partilhar artigo:

A pandemia está a fazer crescer o número de inscritos para os Campos de Férias e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), o que obrigou as entidades a alargar o período das atividades de verão aos mais pequenos e a reinventar a ocupação dos tempos livres.

A pandemia está a fazer crescer o número de inscritos para os Campos de Férias e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), o que obrigou as entidades a alargar o período das atividades de verão aos mais pequenos e a reinventar a ocupação dos tempos livres.

Foi o caso do Gabinete de Desporto e Cultura da Junta da Benedita, que criou alternativas para garantir mais uma edição das “Ferinhas”, um programa de atividades dedicado a crianças com mais de 6 anos. “Um dos nossos principais objetivos foi dar resposta a uma necessidade dos pais, que não podem permanecer em casa com os filhos por diversas razões, entre elas já terem usufruído das férias devido à pandemia”, revela a coordenadora do Gabinete. Assim, o número de crianças foi reduzido para quase metade (25) e as atividades são realizadas em pequenos grupos, para evitar aglomerados. “O professor faz a desinfeção do espaço e dos objetos utilizados após cada atividade. Garantir esta segurança exige mais trabalho e, para tal, contratámos mais pessoas embora tenhamos menos crianças”, explica Cátia Marques.

Região de Cister - Assine Já!

As “Ferinhas” decorrem até final de agosto, mais um mês que o normal, e inclui atividades no exterior (visitas ao Jardim Zoológico, ao Centro de Ciência Viva, às praias, entre outras) e na freguesia da Benedita como aulas de pintura, cinema e costura.

Já as atividades do CATL do Centro Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, na Vestiaria, foram adaptadas aos recintos escolares. “Os jogos de água substituem as idas à praia e à piscina. Através de uma parceria com a Escola Básica da Vestiaria, podemos utilizar o recinto escolar para realizar algumas atividades com mais liberdade”, avança Margarete Arcanjo, animadora do Centro. O CATL recebe 11 crianças, embora o número de solicitações seja superior, que têm a oportunidade de “conviver em segurança”. “Este ano não vamos encerrar em agosto porque há muitos pais que vão continuar a trabalhar. Os meninos são felizes aqui e os pais ficam mais descansados porque sabem que estão supervisionados e seguros”, assegura a animadora.

 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!