O alcobacense Thierry Ferreira e outros quatro escultores transformaram 20 toneladas de calcário da Serra de Aire em cinco obras originais que estão a decorar o jardim da Almuinha, criado em Leiria e inspirado no Maciço Calcário Estremenho.
O alcobacense Thierry Ferreira e outros quatro escultores transformaram 20 toneladas de calcário da Serra de Aire em cinco obras originais que estão a decorar o jardim da Almuinha, criado em Leiria e inspirado no Maciço Calcário Estremenho.
A iniciativa decorreu no âmbito de uma residência artística que se realizou durante duas semanas nos jardins da Villa Portela, em Leiria, e envolveu também os artistas Abílio Febra, Filipe Curado, Mário Lopes e Vítor Reis. “Este encontro permitiu a partilha de experiências, de técnicas e de conceitos”, sublinha o alcobacense, através de um comunicado.
“Fragmento de Paisagens” é o nome da obra de Thierry Ferreira que se apresenta como uma “massa disforme, conciliando movimentos orgânicos, planos e linhas”. “Ao contemplar o mundo, podemos facilmente observar duas realidades distintas: a Natureza e tudo aquilo que é construído pelo homem”, explica o escultor. “Partindo da observação destas duas realidades antagónicas, pretendi explorar a ideia de justaposição de paisagens e dar forma ao que poderá substanciar o fragmento de uma possível aproximação entre estes dois universos”, revela o escultor.
Durante a iniciativa foram abordadas temáticas como “o lugar das artes na Pólis”, “a valorização do espaço público pelas artes”, “a importância da participação das empresas na afirmação e valorização de uma cultura local”, “a escultura em pedra, técnicas clássicas vs linguagem contemporânea” e “o potencial da educação através da manualidade na era digital”.
O projeto foi promovido pela Câmara de Leiria em parceria com a empresa Filstone, de Fátima, e surgiu da proposta do escultor Abílio Febra, para dar continuidade ao Simpósio de Escultura na Villa Portela, iniciado em 2018, cujo material base para criação artística foi a madeira.
Para o processo de seleção foram consideradas a participação dos escultores em projetos internacionais de escultura, assim como a representatividade territorial na área abrangida pelos municípios que integram a Rede Cultura 2027, no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia de Cultura. Além do concelho de Alcobaça, estiveram representados nesta residência artística entre os dias 6 e 19 os concelhos de Leiria, da Batalha e de Caldas da Rainha.
texto carolina calado