Terça-feira, Setembro 15, 2026
Terça-feira, Setembro 15, 2026

Re-food de Alcobaça “salva” mais de uma tonelada de peras para doação

Data:

Partilhar artigo:

A Re-food Alcobaça, em colaboração com a Re-food Leiria e o Agrupamento de Escuteiros de Aljubarrota, “resgatou” mais de uma tonelada de peras de um pomar na localidade da Fervença. A fruta, que estava destinada a apodrecer nas árvores por ser inviável para comércio, foi entregue a instituições de solidariedade e a famílias carenciadas. 

A Re-food Alcobaça, em colaboração com a Re-food Leiria e o Agrupamento de Escuteiros de Aljubarrota, “resgatou” mais de uma tonelada de peras de um pomar na localidade da Fervença. A fruta, que estava destinada a apodrecer nas árvores por ser inviável para comércio, foi entregue a instituições de solidariedade e a famílias carenciadas. 

O desafio foi lançado pelos proprietários do pomar, que queriam dar um propósito ao fruto que devido a defeitos estéticos não seriam comercializados. “As nossas peras foram alvo de uma maleita que as impossibilita de ser comercializadas, mas não afeta em nada a sua qualidade para o consumo humano”, explica o proprietário do pomar. Assim, a equipa Re-food Alcobaça colocou em ação um “plano hercúleo” para conseguir apoios na apanha, transporte e armazenamento do fruto. “A nossa equipa não podia deixar de aceitar o desafio. Contactámos voluntários e parceiros e, em meia dúzia de dias, montámos a operação: voluntários para a apanha, dezenas de caixas para armazenar, carrinhas para transporte e até um armazém refrigerado para as acondicionar”, explica Carmelita Costa, responsável pelo projeto Re-food em Alcobaça. 

Região de Cister - Assine Já!

Com o apoio de duas dezenas de voluntários dos projetos Refood de Alcobaça e Leiria, dos Escuteiros de Aljubarrota e dos proprietários do terreno foi colhida, ao longo de quatro horas de trabalho, mais de uma tonelada de peras. A missão, “repleta de entreajuda comunitária”, contou ainda com o apoio do presidente de Junta do Vimeiro, Daniel Subtil, que disponibilizou carrinhas e caixas e do “senhor Xavier da Póvoa” que cedeu o armazém de refrigeração.

Parte do alimento foi entregue à Misericórdia do Vimeiro, à Misericórdia de Alcobaça e à Associação Dias d’Aconchego.  O restante será entregue pela Re-food de Alcobaça e de Leiria às famílias carenciadas da sua área de atuação. “Estamos muito orgulhosos por termos conseguido evitar o desperdício de toneladas de fruta que poderão, agora, ser aproveitadas por quem mais precisa”, acrescenta Carmelita Costa.

Criado há cinco anos, o projeto Re-food Alcobaça tem por missão diminuir a fome no ambiente urbano ao dirigir refeições (excedentes) diretamente às pessoas que passam fome mais próximas das fontes de doações. Alcobaça foi a 13.ª cidade do País a abraçar esta ideia. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Museu Dr. Joaquim Manso reabre novamente as portas

O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, reabriu ao público anteontem, depois de oito anos encerrado....

Feira de Velharias & Antiguidades regressa no domingo à aldeia

O Largo do Rossio, na Martingança, recebe, no próximo domingo, mais uma edição da Feira de Velharias e...

Pataias celebra uma década da primeira geminação

A geminação entre Pataias e La Queue-en-Brie completa este ano uma década e vai ser assinalada com a...

Deputada do PS denuncia “desrespeito” na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

A deputada do PS Cristiana Duarte abandonou a última sessão da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, de 4...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!