Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Fundo de Emergência Social da UFAV ativo até final do ano

Data:

Partilhar artigo:

Ao longo dos últimos quatro meses, por cada compra no comércio local, a União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) doou 0,50 euros em bens alimentares à rede social de freguesia. O projeto vai agora ser alargado até final do ano com o objetivo de aumentar o número de fregueses apoiados e de entidades parceiras.

Ao longo dos últimos quatro meses, por cada compra no comércio local, a União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) doou 0,50 euros em bens alimentares à rede social de freguesia. O projeto vai agora ser alargado até final do ano com o objetivo de aumentar o número de fregueses apoiados e de entidades parceiras.

Para atenuar as carências e os desafios provocados pela pandemia, a UFAV criou no passado mês de junho um Fundo de Emergência Social que aumenta à medida que a comunidade aposta no comércio tradicional. A iniciativa tem um duplo objetivo: ajudar o comécio a retomar a atividade após o confinamento e fazer face à crescente necessidade de apoio social na freguesia. Através do projeto, a autarquia tem ajudado de forma “direta” instituições como o Banco Alimentar e Cantina Social, mas também todas as entidades que fazem parte da Comissão Social de Freguesias, como é o caso da Cáritas, Fundação Maria e Oliveira e Fundação Vida Nova. 

Região de Cister - Assine já!

“As pessoas não precisam de estar sinalizadas pela rede para receberem apoio. Algumas famílias estão a enfrentar situações mais delicadas de uma forma pontual, isto é, devido à pandemia, e não se encontram referenciadas pelas entidades. Queremos simplificar o processo e, por isso, as portas estão abertas a quem precisa, sem grandes burocracias”, explica a presidente da UFAV ao REGIÃO DE CISTER. Segundo Isabel Fonseca, desde o início do projeto, o número de cidadãos apoiados “cresceu significativamente”, reunindo atualmente 400 fregueses. “Com os valores angariados foi possível adquirir
alimentos frescos, como carne, peixe e ovos, que por norma não vigoram nos cabazes fornecidos semanalmente às famílias. Alguns núcleos familiares têm crianças e idosos e estes alimentos são importantes para uma dieta adequada”, sublinha a socialista.

A parceria com o Intermarché de Alcobaça tem sido uma importante ajuda, uma vez que a empresa acresce 10% ao valor disponível no Fundo Social. De facto, a cooperação com as empresas é apontada pela UFAV como um “enorme” apoio desta missão, sendo as entidades as grandes responsáveis pela continuidade do projeto até final do ano. “O tecido empresarial da nossa freguesia é profundamente solidário. Desde junho que recebemos diversos contactos de empresas que querem ajudar. O que falta é conseguir trabalhar em rede, ou seja, reunir todos os artigos num lugar e distribuir por quem  necessita”, esclarece. O grupo de empresas “parceiras” é constituída por oito entidades, mas o desejo é aumentar. 

No que refere ao comércio local, a campanha tem sido importante para garantir a sua “sustentabilidade”. “É importante que a comunidade entenda que comprar em Alcobaça terá impacto na vida da comunidade. Contamos com 50% dos comerciantes locais e, se estes trabalharem em rede para promover o comércio, o impacto da iniciativa será ainda maior”, atesta a autarca.

Numa análise global, o mês de junho, que coincide com a retoma da atividade após o confinamento motivado pela pandemia, foi o mais bem sucedido no que refere à receita arrecadada para o Fundo. Deste então, a verba tem vindo a diminuir, fator que Isabel Fonseca associa, em parte, à falta de turismo. “Prolongar a campanha até final do ano será um apoio para os comerciantes e para as famílias carenciadas. É importante sublinhar que num momento ímpar como este que enfrentamos, comprar no comércio local é dar a mão à nossa comunidade”, conclui Isabel Fonseca. Com o atal à porta, a UFAV prevê um crescimento do Fundo de Emergência Social motivado pelo investimento monetário típico da quadra natalícia.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!