Domingo, Maio 5, 2024
Domingo, Maio 5, 2024

Músicos criam CD para projetar cultura e essência da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

“From Nazaré… with love!”, (Da Nazaré…com amor!) é a proposta dos músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário  Vinagre, que pretendem projetar para os quatro cantos do globo a imagem de uma Nazaré “diferente, aberta para o mundo e para a música, que respeita as suas raízes e valoriza a tradição e a vivência das suas gentes”. 

“From Nazaré… with love!”, (Da Nazaré…com amor!) é a proposta dos músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre, que pretendem projetar para os quatro cantos do globo a imagem de uma Nazaré “diferente, aberta para o mundo e para a música, que respeita as suas raízes e valoriza a tradição e a vivência das suas gentes”. 

O objetivo é editar um disco que tenha como base e na sua essência a cultura nazarena, numa fusão entre o jazz, o funk, a música latina e anglo-saxónica, através de uma partilha entre instrumentos como a guitarra portuguesa, o acordeão, o trombone, o saxofone, o trompete, a guitarra, o piano, sintetizadores e ainda o cântaro e as pinhas. 

Região de Cister - Assine Já!

“Praia”, “Sítio”, “Pederneira”, “Borda d’Água”, “Fontinha”, “Forte de S. Miguel”, “S. Gião”, “Sete Saias”, “Miramar” e “Largo da Praça de Touros” são os nomes previstos para os dez temas deste CD que “facilmente identificam a região”. 

O disco será acompanhado por um pequeno livro no seu interior que vai descrever a história da vila e os locais identificados em cada um dos temas, com textos escritos em português e inglês. 
“From Nazaré…with love!” surgiu no início da pandemia e começou a ser desenvolvido para “ocupar o tempo” dos artistas, mas, pouco tempo depois, passou a fazer sentido para os músicos nazarenos que começaram a dar forma ao projeto. 

“No início não nos passou pela cabeça a criação deste CD, mas com a evolução dos trabalhos e o empenho de todos percebemos que poderia nascer algo interessante para divulgar e elevar a Nazaré e a sua cultura”, recordam os músicos. 

“Trata-se de um projeto local, mas de ampla abrangência, já que não sendo cantado, pode ser ouvido em qualquer parte do mundo, pois a música é a única linguagem verdadeiramente universal”, acrescentam.

O projeto conta ainda com a participação dos músicos nazarenos Hugo Almeida, Mário Carreira, Abílio Caseiro, Márcio Silvério, Rui Correia e Ricardo Santos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Parque infantil em forma de barco instalado na praia de São Martinho do Porto

As crianças que façam praia na baía de São Martinho do Porto têm, desde o passado dia 19...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!