Quarta-feira, Dezembro 3, 2025
Quarta-feira, Dezembro 3, 2025

Câmara de Alcobaça prepara apoio a desempregados com subsídio abaixo do ordenado mínimo

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça está a preparar um apoio aos munícipes inscritos no Centro de Emprego que recebem um subsídio de desemprego abaixo do ordenado mínimo nacional. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Alcobaça na última sessão da Assembleia Municipal.

A Câmara de Alcobaça está a preparar um apoio aos munícipes inscritos no Centro de Emprego que recebem um subsídio de desemprego abaixo do ordenado mínimo nacional. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Alcobaça na última sessão da Assembleia Municipal.

O modelo de apoio, que ainda está a ser estudado juridicamente, passa por pagar as faturas de compras realizadas no comércio local no valor equivalente à diferença entre o salário mínimo e o subsídio de desemprego de cada munícipe inscrito no Centro de Emprego.

Região de Cister - Assine já!

“O município não pede meças a ninguém no contexto social. Foi o primeiro município do País a dar livros e material escolar. Foi o primeiro município a dar gratuitidade no transporte público. E agora está a preparar outra proposta única em Portugal”, adiantou Paulo Inácio. “Alcobaça vai dar o exemplo mais uma vez a Portugal. O assunto tem de ser pensado e muito refletido”, revelou o social-democrata.

“Em números redondos, o concelho de Alcobaça tem 1.500 pessoas inscritas no Centro de Emprego. Na realidade, são 524 pessoas que recebem subsídio de desemprego e infelizmente para 480 dessas 524 recebem menos do que o ordenado mínimo nacional”.

Nesse sentido, será avaliada e votada na Câmara e na Assembleia a proposta de “três em três meses, com reavaliação, o município instituir o verdadeiro salário mínimo nacional a essas 480 pessoas”. Para isso, os desempregados elegíveis para o apoio só terão de demonstrar o recibo do IEFP e as faturas do comércio até perfazer 665 euros.

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

S.A. Marionetas recuperam novo título do teatro tradicional Dom Roberto

A S.A.Marionetas assinala a estreia da peça “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, no Armazém das Artes,...

Ministro da Educação realça importância dos CTE para futuro da educação em Alcobaça

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento...

Executivo da Junta de Turquel formado após acordo entre PSD e Chega

Um acordo entre o PSD e o Chega permitiu viabilizar o executivo para a Junta de Turquel na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!