Terça-feira, Dezembro 23, 2025
Terça-feira, Dezembro 23, 2025

Protocolo e projeto do rio Alcoa aprovados por Alcobaça e Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Foi unânime, nas últimas reuniões de Câmara de Alcobaça e Nazaré, a decisão de aprovar o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa. 

Foi unânime, nas reuniões de Câmara de Alcobaça e Nazaré, da segunda-feira, a decisão de aprovar o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa. 

A futura ligação entre Alcobaça e Nazaré, com um percurso ciclável à beira rio que recebeu o nome “Caminhos dos Monges – Entre a Terra e o Mar”, vai ser candidatada agora a financiamento, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro, que prevê candidaturas no domínio da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos, nomeadamente a promoção de estratégias de baixo teor de carbono.

Região de Cister - Assine Já!

No contexto do protocolo, que define as obrigações de cada parte na implementação do projeto,  o Município de Alcobaça assume o estatuto de promotor líder – cabendo-lhe, a elaboração e submissão da candidatura -, e o Município da Nazaré o estatuto de copromotor.

Caso a candidatura seja aprovada, caberá a Alcobaça pagar um montante correspondente a mais de 60% do valor da empreitada, que deverá rondar os 5 milhões de euros. A par do encargo global, haverá custos com a aquisição de equipamento, estimado em cerca de 160 mil euros.

O projeto integra-se na “estratégia de desenvolvimento e valorização do espaço urbano e do património associado às linhas de água fluviais” e na “melhoria das condições de acessibilidade nas  zonas ribeirinhas, privilegiando a circulação pedonal e por bicicleta”, sustentam os dois executivos em comunicado conjunto.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!