Segunda-feira, Agosto 15, 2022
Segunda-feira, Agosto 15, 2022

Protocolo e projeto do rio Alcoa aprovados por Alcobaça e Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Foi unânime, nas últimas reuniões de Câmara de Alcobaça e Nazaré, a decisão de aprovar o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa. 

Foi unânime, nas reuniões de Câmara de Alcobaça e Nazaré, da segunda-feira, a decisão de aprovar o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa. 

A futura ligação entre Alcobaça e Nazaré, com um percurso ciclável à beira rio que recebeu o nome “Caminhos dos Monges – Entre a Terra e o Mar”, vai ser candidatada agora a financiamento, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro, que prevê candidaturas no domínio da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos, nomeadamente a promoção de estratégias de baixo teor de carbono.

No contexto do protocolo, que define as obrigações de cada parte na implementação do projeto,  o Município de Alcobaça assume o estatuto de promotor líder – cabendo-lhe, a elaboração e submissão da candidatura -, e o Município da Nazaré o estatuto de copromotor.

Caso a candidatura seja aprovada, caberá a Alcobaça pagar um montante correspondente a mais de 60% do valor da empreitada, que deverá rondar os 5 milhões de euros. A par do encargo global, haverá custos com a aquisição de equipamento, estimado em cerca de 160 mil euros.

O projeto integra-se na “estratégia de desenvolvimento e valorização do espaço urbano e do património associado às linhas de água fluviais” e na “melhoria das condições de acessibilidade nas  zonas ribeirinhas, privilegiando a circulação pedonal e por bicicleta”, sustentam os dois executivos em comunicado conjunto.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Alemão e grego dinamizam projeto com objetos de praia

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”. A célebre frase de Antoine Lavoisier pode...

Mirense Romano Saraiva soma conquistas no meio artístico

Aos 24 anos, Romano Saraiva divide a vida entre o ensino de Educação Visual e um projeto artístico...

UFAV cria bolsas de “Desporto para Todos” para apoiar situações de fragilidade social

A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) tem em curso um projeto de apoio ao desporto...

Instituições do concelho de Porto de Mós acolhem grupo de voluntários espanhóis

As instituições do concelho de Porto de Mós receberam, em julho, um grupo de 16 voluntários espanhóis. Vindos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!