Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Protocolo e projeto do rio Alcoa aprovados por Alcobaça e Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Foi unânime, nas últimas reuniões de Câmara de Alcobaça e Nazaré, a decisão de aprovar o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa. 

Foi unânime, nas reuniões de Câmara de Alcobaça e Nazaré, da segunda-feira, a decisão de aprovar o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa. 

A futura ligação entre Alcobaça e Nazaré, com um percurso ciclável à beira rio que recebeu o nome “Caminhos dos Monges – Entre a Terra e o Mar”, vai ser candidatada agora a financiamento, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro, que prevê candidaturas no domínio da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos, nomeadamente a promoção de estratégias de baixo teor de carbono.

No contexto do protocolo, que define as obrigações de cada parte na implementação do projeto,  o Município de Alcobaça assume o estatuto de promotor líder – cabendo-lhe, a elaboração e submissão da candidatura -, e o Município da Nazaré o estatuto de copromotor.

Caso a candidatura seja aprovada, caberá a Alcobaça pagar um montante correspondente a mais de 60% do valor da empreitada, que deverá rondar os 5 milhões de euros. A par do encargo global, haverá custos com a aquisição de equipamento, estimado em cerca de 160 mil euros.

O projeto integra-se na “estratégia de desenvolvimento e valorização do espaço urbano e do património associado às linhas de água fluviais” e na “melhoria das condições de acessibilidade nas  zonas ribeirinhas, privilegiando a circulação pedonal e por bicicleta”, sustentam os dois executivos em comunicado conjunto.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!