Domingo, Julho 13, 2025
Domingo, Julho 13, 2025

Alcobacense integra programa internacional de computação quântica

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Bruno Januário foi o único português eleito para integrar o programa “EU – Canada Workshop on Joint Research Call on Quantum Technologies”, que promove a colaboração entre a Europa e o Canadá em Computação Quântica.

O alcobacense Bruno Januário foi o único português eleito para integrar o programa “EU – Canada Workshop on Joint Research Call on Quantum Technologies”, que promove a colaboração entre a Europa e o Canadá em Computação Quântica.

A iniciativa pretende ser um palco para a partilha de experiências e para a criação de novas parcerias com o objetivo de implementar os projetos apresentados pelos participantes. 

Região de Cister - Assine Já!

“Estou muito contente com o resultado e pelo facto de poder também partilhar com a Softinsa as minhas conquistas. É um orgulho ser o único português a concorrer e espero que a minha candidatura possa trazer mais valor para a Softinsa e para o País”, refere Bruno Januário.

O projeto do alcobacense denomina-se “Pre-disaster quantum solution” e tem como missão detetar precocemente e evitar acidentes rodoviários, especialmente nos grandes centros urbanos, assim como o colapso de infraestruturas. O sistema contempla as tecnologias de machine learning, IA e computação quântica.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!