Terça-feira, Novembro 4, 2025
Terça-feira, Novembro 4, 2025

Alunas apresentam projeto de requalificação do Castelo de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Dar uma nova vida ao Castelo de Alcobaça e colocar o potencial do monumento em prol da comunidade levaram um grupo de alunas da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, a apresentar um projeto de requalificação do castelo na disciplina de História A.

Dar uma nova vida ao Castelo de Alcobaça e colocar o potencial do monumento em prol da comunidade levaram um grupo de alunas da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, a apresentar um projeto de requalificação do castelo na disciplina de História A.

Helena Parracho, Luísa Félix, Juliana Almeida, Beatriz Oliveira, Diana Crisóstomo, Inês Ferreira, Maria João, Maria Carolina e Sofia Páscoa são as autoras do projeto lançado em jeito de desafio pelo professor Jorge Prata durante o regime de ensino à distância. “É um local que costumamos frequentar por lazer e que sentimos que tem potencial pelo seu valor histórico e patrimonial, mas também pela posição que assume na paisagem de Alcobaça”, explica Helena Parracho ao REGIÃO DE CISTER. De acordo com a aluna do curso de Línguas e Humanidades, o projeto consistiu em criar novos atributos para o monumento.

Região de Cister - Assine Já!

Através de um questionário feito à comunidade, as estudantes entenderam que a falta de segurança, a pouca acessibilidade e a ausência de preservação e investimento no espaço diminuem o interesse dos visitantes.

Deste modo, através de um trabalho de pesquisa histórica e de um modelo 3D, as alunas criaram uma proposta, que passa pela implementação de um núcleo museológico com um café, uma esplanada, um anfiteatro, um passadiço acessíveis e pequenos miradouros. “A volumetria da nossa proposta passa por recriar as duas torres do castelo através de estruturas de madeira, para dar a dimensão física do que estás seriam. O uso de materiais e cores diferentes assume a vontade de distinguir o pré existente do novo”, explica a jovem.

O projeto contou com o apoio da ex-aluna Sofia Aurélio e foi apresentado no auditório da Esdica.  As jovens revelam que este “será um trabalho de continuidade”, que planeiam apresentar à Câmara de Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!