Segunda-feira, Maio 6, 2024
Segunda-feira, Maio 6, 2024

As lições da história

Data:

Partilhar artigo:

Será que a curiosidade acerca da história e das histórias também é responsabilidade social? Creio que sim. A história é o nosso legado comum. As histórias, sejam as dos nossos antepassados diretos, sejam as histórias dos outros, permitem-nos avaliar decisões, descobrir erros e glórias e, em última instância, perceber-nos a nós próprios e o que faríamos se confrontados com semelhantes escolhas.

É difícil encontrar histórias construídas apenas com factos. As descrições aparecem-nos normalmente cheias de juízos de valor. 

Os feitos corajosos dos heróis, as retiradas cobardes do inimigo, a ganância do irmão, a traição do genro, a ambição de um povo. Estes qualificativos tornam mais fáceis e também mais falsas as nossas próprias lições sobre a história. 

Ora, o meu desafio é o de um exercício diferente. O de olhar para os episódios do passado sem preconceitos. Resistindo à tentação de dividir as partes entre as do bem e as do mal. E tentar perceber, realmente, a motivação de cada um, em cada momento, procurando entender o que realmente moveu cada pessoa ou cada povo.

Região de Cister - Assine Já!

Quando, em 1933 Hitler ganhou democraticamente as eleições, poderemos honestamente considerar que mais de 40% do povo alemão era inconsciente ou amoral por acreditar naquele homem que prometia restaurar o orgulho nacional? Ou, numa outra dimensão e noutro tempo, poderemos agora acusar metade do povo americano por ter feito eleger um empresário que mais não fez do que prometer uma América “great again”? 

Há pouco tempo, o Papa Francisco desabafou que “O perigo em tempos de crise é buscar um salvador que nos devolva a identidade e nos defenda com muros”. Entre outras razões, estou em crer que o fez por que leu e refletiu muito sobre a história e, talvez, esteja a temer que muitos de nós não tenhamos investido tempo suficiente a estudá-la, com o risco de, como no passado, corrermos atrás do primeiro homem ou da primeira mulher que nos prometa um futuro glorioso.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Parque infantil em forma de barco instalado na praia de São Martinho do Porto

As crianças que façam praia na baía de São Martinho do Porto têm, desde o passado dia 19...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!