Segunda-feira, Agosto 18, 2025
Segunda-feira, Agosto 18, 2025

EnCanto!

Data:

Partilhar artigo:

Há mais de 30 anos que sou amiga do Luís Peças. Além de amiga sou fã da sua voz. Agora o Luís tem mais encanto porque canta acompanhado pelo João e porque, juntos, nos encantam com as suas vozes maravilhosas.

E o que torna tão especial este par de cantores líricos? Na minha opinião, as suas vozes e a sua música. A grande música, o “mistério da música”, como diz George Steiner. Na sua extraordinária erudição, este autor defende que a música, mais do que a própria literatura, é a prova de que nós somos mais do que um mero fenómeno biológico, porque a música nos toca numa perspetiva universal. 

Sempre que podem, o João e o Luís escolhem lugares sagrados para exibir a sua música e já assisti, com deleite, à verdadeira comoção coletiva, provocada pelas suas vozes. Ora, se quisermos, como Steiner, acreditar que a música nos oferece a esperança numa possibilidade do transcendente, que outro local poderiam estes dois contratenores escolher, se não o mais sagrado dos nossos locais de culto, o nosso Mosteiro? Que outro local é tão apropriado para dialogar com o transcendente? Onde, senão ali, podemos ouvir a voz dos anjos como é, como pode ser, a grande música?

Região de Cister - Assine Já!

Sei que cantam onde podem e que encantam onde quer que estejam. As suas vozes são de uma beleza universal como o são as composições que escolhem. O que às vezes parece falhar é a tal asserção do Steiner. Na verdade, pergunto-me se será verdade que a música tem essa vocação universal, se nós, humanos, somos mais do que uma instalação neuro-fisiológica e se a música nos poderá redimir e abrir a possibilidade do transcendente. Quando cantam na rua, a sua voz eleva quem os ouve, mas não tenho dúvida que diminui quem permite que assim seja.

AD Footer

Artigos Relacionados

Stone Art promove terceiro encontro de artistas na pedreira do Codaçal

Está a chegar a 3.ª edição do Festival Stone Art. Entre os próximos dias 22 e 31, a...

Elevador do Outeiro retoma funcionamento após impasses

O Elevador do Outeiro, em São Martinho do Porto, voltou a funcionar no início do mês de agosto,...

Barracas de praia (ainda) são porto seguro para veraneantes na Nazaré

São já uma imagem de marca para muitas praias da região, principalmente da Praia da Nazaré, da qual...

Maria de Sousa assinalou 100 anos de vida na Póvoa

É uma mulher ágil, de cabeça arejada e discurso coerente, vive sozinha e vai ao café da terra...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!