Foi descerrada, no passado dia 5 de outubro, na Rua Dr. José Nascimento e Sousa, em Alcobaça, uma placa comemorativa dos 24 anos de atividade da companhia S.A.Marionetas.
A placa evoca ainda o primeiro aniversário da inscrição do teatro Dom Roberto no inventário nacional do Património Imaterial da Unesco.
A inauguração da placa comemorativa foi um dos momentos altos do festival “Marionetas na Cidade”, que assinala as bodas de prata, e que decorreu em Alcobaça durante a última semana. O feriado foi dedicado ao teatro Dom Roberto, com vários espetáculos na Dr. José Nascimento e Sousa, na ponte junto à Biblioteca Municipal.
O festival foi retomado na quinta-feira, com apresentações no Cine-teatro, estendendo-se até ao passado domingo. Foram, no total, 18 apresentações, com 11 companhias, quatro países representados, nove espaços de apresentação e uma conversa com marionetistas.
O festival das marionetas, promovido pela companhia alcobacense S.A. Marionetas, foi, uma vez mais, um sucesso.
Até 30 de novembro, está patente a exposição “Objectos fascinados – Performances”, de Natacha Costa Pereira, no Museu do Vinho. O lançamento do 1.º volume de Cadernos de Teatro de Marionetas da S.A.Marionetas, dedicado a Inês de Castro, foi adiado para data a anunciar.