Sexta-feira, Novembro 22, 2024
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Um… dois… mil e vinte e três

Data:

Partilhar artigo:

Existem duas coisas que, a meu ver, marcarão o ano que está mesmo, mesmo quase a acabar: as expectativas que tínhamos e as desilusões que tivemos.

Sendo verdade que em Alcobaça foi um ano com muita coisa a acontecer, a nível recreativo, desportivo e cultural, nem por isso podemos deixar de pensar que também aqui chegaram os efeitos de uma guerra que por muito que me digam o contrário, não creio ser nossa; e da ganância, essa sim (muito mais que qualquer conjuntura económica que se fabrique), que está a destruir a classe média com taxas, taxinhas e tachos que agora se distribuem às claras porque se perdeu a noção da decência.

Em Alcobaça continua a comer-se bem e a estacionar-se mal mas, à escala do que se passou, barrigada ou buzinadela a mais, é um preço bem confortável a se pagar para se viver no sossego de uma terra que neste verão não foi poupada aos seus episódios de violência (como aqui tive oportunidade de relatar), o que não pode nos deixar de preocupar tanto que a guerra e a crise propiciam o crime e o confronto. Inflamados pelas redes sociais, parece que todos já fizemos a nossa escolha, como diria Nietzsche, de viver numa sociedade em que só existe culpa e não se dá a importância devida ao perdão.

Região de Cister - Assine já!

Houve concertos, carrosséis, aldeia do Natal e doces. Novos restaurantes abriram, novos negócios, novas caras, novas crianças a nascer. Os Gift lançaram um monumental disco. Num tempo de balanços é sempre bom apontar as coisas boas e tentar com que, mais que um balanço, nos deem balanço e que para o ano saibamos gerir tantas as expectativas como as desilusões porque essas são mais que certas independentemente do que se deseje em cima duma cadeira a engolir passas de Alcobaça.

Bom 2023!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!