Um dia para jamais esquecer. Ana Mafalda Ferreira (Sporting) subiu ao mais alto lugar do pódio na Maratona da Europa, que decorreu na manhã do passado domingo, e que levou quase 15 milhares de atletas até à cidade de Aveiro, naquela que foi a primeira maratona da sua carreira.
A atleta são-martinhense levou 2h31m26s a cortar a meta, superando a forte concorrência de atletas como Dulce Félix (Benfica), que demorou mais 4m26s a completar o percurso de quase 43 quilómetros.
“A maratona era um desejo antigo, que vinha a ser adiado há algum tempo por alguns percalços que foram surgindo”, começou por afirmar ao REGIÃO DE CISTER, elencando que o principal objetivo era acabar a prova e conseguir superar-se na distância rainha.
A atleta leonina explicou que preparou a prova a pensar “apenas em si própria” e que, por isso, teve um sabor ainda mais especial: “foi uma sensação fantástica, acabei mais debilitada, com os últimos quilómetros um pouco mais penosos, mas faz parte da maratona”, asseverou, contando que até ao quilómetro 38 se sentiu sempre “fresca”. “A partir daí foi gerir para tentar acabar a prova, que era a minha principal meta”, disse.
Apesar de considerar que “podia ter feito uma marca melhor”, Ana Mafalda Ferreira salientou que, para uma estreia, acabou por ser mesmo um dia em cheio. “Vencer foi a cereja no topo do bolo”, acrescentou. E se a estreia foi gloriosa, o futuro só poderá perspetivar-se de sucesso.