Este conteúdo é apenas para assinantes
Em todos os concertos que dão pelo mundo os Coldplay têm um momento dedicado aos “The Weirdos”, uma banda de marionetas que interpreta em palco o tema “Biutyful”. Os quatro espetáculos que decorreram na cidade de Coimbra na passada semana não foram exceção e a companhia escolhida, desta vez, pela banda britânica para manipular os bonecos ao vivo foi a S.A.Marionetas.
“Foi um marco na nossa história e um grande motivo de orgulho para nós, para Alcobaça e também para o País”, sublinha o membro fundador e diretor artístico da companhia, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Foi também uma honra manipular as marionetas da maior produtora de bonecos do mundo, a mesma que desenvolveu as figuras da Rua Sésamo”, acrescenta José Gil.
Na parte final dos concertos foram manipulados os bonecos Sparkman (guitarrista), Donk (baterista) e The Wizard (teclista), num convite que surgiu através da produtora Everything is New, enquanto a companhia dava início à sua digressão pela Europa. Da equipa da S.A. Marionetas – José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre – fizeram parte marionetistas de outras companhias, tais como A Bolha e Caricata Teatro, que habitualmente trabalham com os alcobacenses no espetáculo de marionetas gigantes “Lúmen”.
A banda britânica acabou rendida ao trabalho da companhia alcobacense, mostrando a sua gratidão. “Eles gostaram muito de trabalhar connosco e agradeceram-nos bastante”, nota.
A S.A. Marionetas deu início, no passado dia 3, a uma digressão europeia que, até ao próximo mês, vai passar por cinco países, 19 localidades e três festivais internacionais. “Teatro Dom Roberto” e “etc…,” são as produções que têm estado em destaque em França, Itália, Espanha e Portugal.
Depois uma semana em casa, a companhia volta a fazer as malas e a seguir viagem rumo à Hungria, para participar no International Theater Olympics Festival que se realiza em Szeged. A digressão termina em Torres Novas, no dia 24.