Há três cooperativas do concelho de Alcobaça entre as 100 maiores cooperativas do País, segundo o estudo 100 Maiores Cooperativas 2021, publicado pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) no final do passado mês.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A Cooperativa Agrícola de Criadores de Gado da Benedita mantém o estatuto de maior cooperativa do concelho de Alcobaça e do distrito de Leiria. A cooperativa, que ocupa o 26.º lugar no ranking, faturou mais de 20,3 milhões de euros no ano de 2021, empregando 33 pessoas. Entre os trabalhadores, 18,2% são mulheres, não havendo a registar administradores do sexo feminino. Segundo o estudo da CASES, contam-se ainda 3% de trabalhadores jovens e todos os contratos são sem termo.A segunda maior cooperativa do concelho é a Frubaça (30º lugar), que apresentou um volume de negócios de cerca de 17,6 milhões de euros. Com 160 trabalhadores – 80,6% mulheres e 3,8% jovens–, contabilizam-se 76,3% dos contratos sem termo na empresa sediada no Acipreste.
Já a Cooperfrutas (55.º lugar), na freguesia de Aljubarrota, contabilizou cerca de 11,6 milhões de euros em vendas, empregando 88 pessoas (52,3% mulheres e 3,4% jovens). A cooperativa, fundada no ano de 1998, conta com 46,6% de contratos sem termo.
No distrito de Leiria, surgem ainda a Frutalvor (59.º lugar), a Granfer (72.º lugar), a Cooperativa Agrícola do Bombarral (85.º lugar) e a Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal (último lugar do ranking).
O estudo indica as 20 maiores cooperativas no crédito, numa lista em que se destaca a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém. A instituição, fundada em 1912, apresentou 482,9 milhões de ativo líquido, sendo a cooperativa que demonstrou uma maior variação positiva (+9,7%). Empregou, no ano que diz respeito ao estudo, 85 pessoas (97,6% contratos sem termo). Continua a ser a cooperativa mais antiga da lista, com 109 anos de longevidade.
As 100 maiores cooperativas portuguesas são ordenadas pelo volume de negócios e as 20 maiores cooperativas de crédito ordenadas pelo total do ativo líquido. São ainda apresentadas, quando aplicável, as 5 maiores cooperativas por ramo, compostas por diversas cooperativas que não pertencem às 100 maiores. Neste segmento, no ramo Cultura, destaca-se o Instituto Nossa Senhora da Encarnação Cooperativa de Ensino e Cultura, que detém o Externato Cooperativo da Benedita, que ocupa a 1.ª posição das 5 maiores cooperativas, com um volume de negócios a rondar os 2,5 milhões e com 110 funcionários.
Com este estudo, a CASES pretende “dar visibilidade às atividades do setor cooperativo português, contribuindo para o seu melhor entendimento e reconhecimento, de particular relevância no ano de 2021, considerando os efeitos sociais e económicos provocados pela pandemia da covid-19 sentidos ainda neste ano”. O volume de negócios global destas cooperativas em 2021 foi cerca de 2,74 mil milhões de euros, assegurando 7.800 postos de emprego.