O Estádio da Pinhoca, da União Recreativa Desportiva (URD) Juncalense, vai ficar de “cara lavada” a partir do próximo mês de setembro com uma operação de limpeza e de segurança do espaço desportivo que o clube quer promover com o apoio da comunidade.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Iremos proceder à limpeza do espaço, cortando as silvas e a vegetação invasora. Nos balneários vamos fechar as portas temporariamente com paredes de tijolo para evitar mais episódios de vandalização”, informa o presidente da Direção do clube ao REGIÃO DE CISTER. O início dos trabalhos foi adiado para o mês de setembro devido às restrições na utilização de equipamentos de limpeza em dias de muito calor.
Mas o grande sonho da Direção da URD Juncalense passa, mesmo, pela requalificação do Estádio da Pinhoca. O plano é ainda uma miragem, mas a grande ambição é criar um parque desportivo ao serviço da comunidade e das entidades que possam vir a fixar-se nas imediações do campo. “Com exceção do rinque e das máquinas do parque verde do Juncal, aqui na localidade não há mais nada”, começou por explicar Marco Amaro. “Há uns anos existiu uma candidatura no Orçamento Participativo da Câmara de Porto de Mós que propunha a construção de um campo de padel aqui ao lado, mas não teve sucesso”, recorda o dirigente, assumindo o desejo de oferecer à comunidade local um espaço que viabilizasse a prática de vários desportos. O possível crescimento da vila do Juncal para as imediações do Estádio da Pinhoca reforçam o sonho da Direção do clube em criar um parque desportivo.
A Direção do URD Juncalense tem ainda em marcha alguns projetos para melhorar a sede do clube, com o objetivo de tornar o espaço mais acessível e funcional a toda a comunidade. “Estamos a trabalhar para melhorar a entrada porque, neste momento, se uma cadeira de rodas quiser aceder ao interior da sede não o pode fazer pela porta principal”, constata Marco Amaro. Além disso, a Direção começou a projetar “uma esplanada no exterior, para que também haja condições para os sócios e todos os que pretendam frequentar o bar da URD Juncalense”.
No piso de cima da sede, o presidente do clube avança também que serão necessárias algumas intervenções. “Vamos mudar as janelas porque já não estão a vedar a humidade e vamos averiguar as condições do telhado porque parece que estão a decorrer algumas infiltrações”, acrescenta.
A atual Direção já tinha realizado obras no edifício central durante a pandemia, procedendo a uma completa restauração que modernizou todo o espaço correspondente ao rés-do-chão. “Procurámos melhorar as condições para os sócios e todos os que visitam o bar da URD Juncalense e da nossa sede, que já se encontrava em péssimo estado”, justifica o presidente.
A União Recreativa Desportiva Juncalense conta com cerca de 300 atletas nos quadros. O futsal é a secção mais preenchida, com 130 atletas, distribuídos por 12 equipas. Desportos como a natação, o atletismo, o BTT, e, mais recentemente, a acrodance completam o conjunto de modalidades em que a URD Juncalense está envolvida.