É uma das (várias) imagens da Benedita. Falamos do pão tradicional, um produto que tem vários segredos de confeção e que, por essa razão, tem na Benedita um dos locais mais reconhecidos no País. Essa é, precisamente, uma das justificações para que a Junta da Benedita tenha decidido criar um evento dedicado exclusivamente ao pão e que, este ano, vai voltar a realizar-se na Praça Damasceno Campos, já no próximo sábado.
O certame vai englobar as presenças de padarias e cutelarias da freguesia, havendo, também, espaço para os já tradicionais “showcookings”. A música e o folclore vão contribuir para animar ainda mais o evento.
Na antevisão à 4.ª edição da Festa do Pão, a presidente da Junta da Benedita, explica ao REGIÃO DE CISTER quais são os objetivos desta iniciativa. “Queremos continuar a divulgar o nosso produto, o pão da Benedita, que é um dos produtos de excelência da freguesia. Como tal, é justo fortalecermos essa distinção. Devo também assinalar que não se trata de um concurso, é mesmo uma festa. E queremos que seja uma grande festa, tal como, de resto, foram as edições anteriores”, analisou Maria de Lurdes Pedro.
A autarca salienta ainda que o evento permite “dar a conhecer a excelência do pão da Benedita às muitas pessoas de outros locais que nos visitam” Caso as condições climatéricas sejam adversas, a Festa do Pão poderá ser adiada.