A missão mais complicada foi mesmo arranjar espaço para mais um… “pezinho”. Assim foi, à boa maneira portuguesa, o resumo do que aconteceu durante o passado fim de semana na Cela. Tudo porque a Festa da Fruta, emblemático certame que é reconhecido a nível nacional, voltou a ser um sucesso e levou dezenas de milhares de pessoas à localidade entre sexta-feira e domingo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na hora do balanço e em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Junta da Cela não escondeu a felicidade pela forma como decorreu mais uma edição de um evento que é, claramente, uma marca identitária da freguesia. “Estou muito orgulhoso pelo facto de termos conseguido proporcionar mais uma Festa da Fruta que voltou a ser memorável. Foram muitas as solicitações que fomos recebendo, não só durante o fim de semana, mas também já durante esta semana, e, no fundo, aquilo que nos deixa mais satisfeitos é constatarmos que a reação das pessoas é positiva e que, por essa razão, vão voltar à festa no próximo ano. E estou a falar de pessoas da freguesia, como também do concelho de Alcobaça e do distrito de Leiria, mas também devo dizer que houve pessoas de vários pontos do país que vieram cá e que me prometeram que vão voltar”, salientou Paulo Eusébio.
A exposição da fruta foi, como já é habitual, um dos pontos altos do certame, mas os momentos de música e animação, que promoveram a partilha entre todos os presentes, também foram fundamentais para que as pessoas se sentissem… em casa. Mesmo que, para isso, lá está, nem sempre fosse fácil encontrar uma brecha livre para mudar de local. Também as tasquinhas, promovidas pelas diversas associações e grupos das freguesias, estiveram à pinha.
Para os mais resistentes, as noites de sexta-feira e de sábado foram muito intensas, uma vez que depois das tasquinhas houve sempre atuações musicais e, já de madrugada, vários djs continuavam a dar música.
O grande problema desta edição da Festa da Fruta acabou por ser… o tempo. Porque no domingo, e devido às más condições climatéricas, a programação teve de ser ligeiramente alterada. Ainda assim, apenas a atuação do dj foi cancelada. Todas as outras iniciativas acabaram por realizar-se e também com direito a enchente.
“Podemos dizer que o nosso principal adversário foi, de facto, o tempo, uma vez que choveu mesmo muito no domingo e até de acordo com as indicações dadas pelas autoridades, acabámos por cancelar a atuação do dj. No entanto, antes disso, acabámos por conseguir dinamizar o que tínhamos no cartaz e acabou por correr tudo bem”, acrescentou o presidente da Junta da Cela, que sublinhou o “agradecimento aos agricultores, às associações e aos patrocinadores que se associaram ao certame”.
O retorno destes eventos é, na maior parte das vezes, a expressão que a freguesia ganha no concelho e até no país e, nesse caso concreto, a Cela voltou a subir aos mais altos patamares do mérito pela organização da Festa da Fruta. Para o ano há mais…