O mês de outubro está a chegar e, como tem vindo a ser tradição, traz o teatro de marionetas a Alcobaça. Entre os dias 2 e 8 do próximo mês, a S.A. Marionetas promove a 26.ª edição do festival “Marionetas na Cidade”, que inclui 14 espetáculos de 13 companhias de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Japão, em oito locais, num total de 70 apresentações.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O evento traz ainda as exposições “Lúmen – Uma história de amor” e “As marionetas do musical Avenida Q”, que serão inauguradas no Armazém das Artes no dia 5 e expõem, pela primeira vez, todos os bonecos e marionetas, assim como uma seleção de fotografias dos espetáculos e dos bastidores ou os elementos do processo criativo dos mesmos. “Apresentaremos uma das programações mais intensas dos últimos anos”, avança o diretor artístico da S.A. Marionetas.
Um dos destaques é o lançamento do livro “S.A. Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco”, autobiografia composta por 360 páginas, que assinala os 25 anos e conta o trajeto da companhia alcobacense, através de fotografias, textos, depoimentos e entrevistas. A obra vai ser apresentada por Ilda Velez no dia 7 do próximo mês, no auditório do Armazém das Artes, pelas 17:30 horas. “Neste livro contamos algumas das peripécias das turnés internacionais e tantas outras aventuras. Foi difícil fazer a seleção”, acrescenta José Gil, avançando tratar-se de um “projeto antigo”.
O programa da 26.ª edição do festival “Marionetas na Cidade” abre com a peça “Inês de Castro” no salão paroquial em Évora de Alcobaça, apresentada pela S.A. Marionetas.
A Imaginário do Gigante, A Barraca do Gregório, Os Valdevinos, Bonecos de Almar, Ahau e Marionetas Rui Sousa são outras das companhias nacionais que participam este ano no festival. Já no que diz respeito aos grupos estrangeiros, integram a programação desta edição Los Títeres de Miguel Pino e Tanxarina, de Espanha, Theater Puppeteria/YUKI, do Japão, Drew Colby, do Reino Unido, Roberto Di Lernia, de Itália, e Pelele, de França.
Os espetáculos realizam-se em vários espaços e locais da cidade como o Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, o Armazém das Artes, a Rua Dr. Nascimento e Sousa, o Mercado Municipal, a Praça 25 de Abril, a Praça D. Afonso Henriques e a Praça da República. Entre 2 e 8 de outubro, as marionetas vão estar praticamente em cada esquina de Alcobaça.