A Graffito, empresa sediada na Zona Industrial do Casal da Areia, que produz e comercializa materiais para a cerâmica, duplicou a faturação das lojas física e online no último ano, apresentando um crescimento a rondar os 100% e registando a maior faturação de sempre.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Temos recebido pedidos vindos de todo o mundo”, elucida a administradora da Graffito ao REGIÃO DE CISTER, explicando que o aumento do volume de encomendas vai obrigar a empresa a fazer reestruturações na logística e no atendimento ao cliente. Patrícia Ramalho desvenda ainda que a abertura da loja online para o resto do mundo (à data só está diretamente aberta na Europa) é um desejo que pode ser realizado no próximo ano. “É um enorme desafio, pois obriga-nos a fazer alterações na logística, no armazém e na loja online, mas é um passo que queremos dar em 2024”, explica a empresária.
Criada em 2017 e integrada no Grupo Pastceram (que reúne também a Pastceram – Pastas Cerâmicas e a RJC – Soluções Industriais), a Graffito surgiu após “artesãos, ateliês, ‘hobbistas’ e escolas manifestarem elevado interesse nos produtos que a Pastceram produzia”, explica Patrícia Ramalho, esclarecendo que a vocação de vendas em quantidades industriais da Pastceram fez emergir a necessidade de criar uma nova empresa que desse uma resposta a essa realidade, aproveitando todas as valências de produção da Pastceram, e apoiando-se na reputação que a empresa que dá nome ao grupo tinha construído, desde 2001, ano em que entrou no mercado da cerâmica nacional e internacional. A Pastceram e a Graffito empregam 36 colaboradores.
Inicialmente, a empresa funcionava apenas com a loja física, mas, no final de 2019, começou a ser projetada a loja online, com os objetivos de quebrar barreiras geográficas e de estar mais perto dos clientes. “Pretendíamos chegar aos mercados europeus e facilitar a compra dos nossos produtos. As pessoas têm cada vez menos tempo disponível e utilizam de forma crescente a internet para fazer compras rápidas”, justifica Patrícia Ramalho. A pandemia precipitou o lançamento da loja online para outubro de 2020. Atualmente, o sucesso do projeto é visível de modo que “a loja online já supera a loja física em vendas”.
Em Portugal, a Graffito distingue-se por ser “a única loja que produz e vende materiais para a cerâmica”. A capacidade de produção possibilita que “os materiais sejam comercializados a um preço mais baixo”. Além disso, há sempre disponível “um vasto leque de produtos para que nada falte aos clientes”. Para isso, contribuem os laboratórios da empresa, pois “permitem desenvolver constantemente novos produtos, dão suporte técnico e controlam a qualidade da produção”, clarifica a empresária.
Na “gaveta”, a Graffito tem planeada a criação de mais parcerias com pessoas, instituições de cariz social e escolas de modo a promover “a paixão pela cerâmica”. Em paralelo, a empresa continuará com os habituais lançamentos de novos produtos e coleções com a regularidade a que tem habituado os clientes.