Está a chegar ao fim o consulado de Hélder da Fonte na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto. O (ainda) presidente da Direção – que está no cargo há cinco mandatos consecutivos e que entrou na instituição no ano 2000 – decidiu não recandidatar-se à liderança da associação e, como tal, ainda este mês de dezembro será eleito um novo presidente.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, Hélder da Fonte justificou esta saída com o facto de entender ser o momento certo para dar a vez a outros elementos.
“Estou há mais de 20 anos na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, sou presidente há 15 e julgo ser esta a altura certa para sair e passar a pasta”, começou por dizer.
Instado a fazer um balanço sobre a última década e meia em que esteve na liderança da Direção, o (agora) presidente cessante assumiu que é “suspeito para falar”, mas não escondeu que tem orgulho no trabalho que realizou.
“Naturalmente que sou suspeito para falar, mas o balanço que faço destes 15 anos que levo enquanto presidente é extremamente positivo. Deixo a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto melhor do que a encontrei, em todos os aspetos. Desde o número do corpo de bombeiros, à frota existente e também em relação às contas”, salientou.
Na hora do adeus a uma casa que lhe diz tanto, Hélder da Fonte não esqueceu todos aqueles que, diz, estiveram sempre ao seu lado e que foram decisivos para o trabalho que realizou: “Todo o meu trajeto só foi possível devido à ajuda de todas as pessoas com quem trabalhei ao longo destes anos, com especial incidência para o atual comandante, João Bonifácio.
Além disso, quero também deixar um elogio público a todos os bombeiros que fizeram e/ou fazem parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, bem como a toda a comunidade que esteve presente nos mais variados eventos que dinamizámos”.
O dirigente faz, ainda, questão de “agradecer publicamente” à Câmara de Alcobaça, à Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e à Junta de Freguesia de Alfeizerão, instituições que “sempre colaboraram” com as várias Direções a que presidiu “e com quem temos excelentes relações.”
Perante este cenário da saída de Hélder da Fonte, a associação são-martinhense vai, naturalmente, a votos para escolher novos corpos sociais. Nesse sentido, as eleições estão marcadas para o este dia 15 (a partir das 15:30 horas) e vão contar com duas listas a sufrágio.
Vítor Correia (atual presidente da Mesa da Assembleia Geral) será o candidato da Lista A, ao passo que Ferro Lourenço (atual tesoureiro) será o candidato da Lista B.
Ao que o REGIÃO DE CISTER apurou, houve, nas últimas semanas, alguma crispação em redor das eleições e uma das listas chegou mesmo a aventar a hipótese de avançar com uma providência cautelar para suspender o ato eleitoral. O caso acabou, depois, por ser resolvido e ambas as listas vão a votos daqui a duas semanas.