A mostra de presépios tradicionais do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, que recria a memória da tradição familiar de celebração da quadra natalícia dos nazarenos ao longo das décadas, vai ser inaugurada no Centro Cultural da vila, no próximo dia 8 de dezembro.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa “levará o visitante por uma montra de tradição portuguesa para a recriação do nascimento de Jesus que pretende contar a história bíblica associada de acordo com as posses e gostos de cada família”, avança o Município da Nazaré, que organiza a iniciativa há vários anos. Em exibição vão estar 150 figuras em miniatura em barro a ilustrar os trajes típicos da Nazaré, os edifícios, os locais emblemáticos, o património arquitetónico, assim como as três povoações que compõem a freguesia sede do concelho, com os seus elementos históricos e culturais.
A mostra de presépios tradicionais de entrada livre pode ser visitada até 7 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas e ao fim de semana, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.
Também em Porto de Mós mantém-se a tradição que dura já há mais de três décadas. A partir do dia 1 de dezembro, o castelo recebe os presépios que resultaram do 33.º concurso organizado pelo Município, aberto a pessoas de todas as idades e a todo o tipo de instituições. Os trabalhos vão estar em exposição também até 7 de janeiro e podem ser visitados no horário de funcionamento do monumento. Os vencedores e a entrega dos prémios serão anunciados brevemente pela autarquia.