O Natal é um dos períodos mais aguardados do ano. Durante o mês de dezembro, o stress, os desgostos e a azáfama do quotidiano são substituídos pelas reuniões familiares, pelas demonstrações de afeto e por momentos que marcam gerações. A maior preocupação é a certificação de que nada falta na mesa da consoada, no almoço do dia natal e, sobretudo, no momento de trocar os presentes. E foi para este último, mas não menos importante momento, que o REGIÃO DE CISTER se aventurou com o objetivo de criar um verdadeiro cabaz de Natal da região. O roteiro foi pela zona mais movimentada da cidade de Alcobaça e o percurso pode ser feito a pé. Sim, também podemos ser mais amigos do ambiente ao comprar presentes de natal num trajeto apenas pedonal. Nem tudo tem ser apenas consumismo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A única obrigatoriedade imposta era que o presente tinha de ser comprado no… comércio tradicional. Foi o que aconteceu. Partindo da Rua Frei António Brandão, em Alcobaça, rumo em direção ao Rossio de Alcobaça, um dos pontos icónicos e onde a oferta é, como é facilmente comprovável, bastante diversa no que ao comércio diz respeito. E nem é necessário andar quilómetros. Volvidos 100 metros, encontramos as Loiças Ferreira. Naquele espaço, a cerâmica é o ex-líbris, com uma multiplicidade enorme de peças, contudo, há outros adereços que pode encontrar. Pantufas para o Natal, uma garrafa de ginja ou uma cesta feita manualmente. Foi precisamente esta última que pedimos. Até porque precisamos de algo para transportar as prendas, tais como uma andorinha em loiça e umas pantufas, os primeiros adereços a integrar o cabaz.
Primeira paragem concluída, seguimos viagem rumo à Praça 25 de Abril. As atividades de Natal dão cor ao Rossio, assim como a loja Amor de Alcobaça. No estabelecimento, além de azulejos da região, os aventais “para as senhoras oferecerem aos homens” são também uma boa prenda de Natal, segundo o pai da proprietária. Mas também a cortiça é “rainha”. Uma carteirinha, de cortiça foi o presente que escolhemos.
Pouco depois pode também encontrar a loja A Colcha. Como o nome indica, ali pode encontrar todo o tipo de adereços em pano, desde toalhas, individuais, robes… Por falar nisso, já tem toalha para colocar na mesa dos doces na noite de Natal?
Poucos metros à frente, é a Casa Lisboa que salta à vista. A enorme variedade de loiça para comercializar torna aquela numa loja muito apetecível para uma possível prenda de Natal. Se o intuito for dar algo que seja identificativo da região, por que não uma caneca com uma decoração alusiva à Terra de Paixão?
A quantidade (e diversidade) de produtos que pode encontrar no Rossio é extensa e, por isso, difícil mesmo é escolher.
Na loja Made In Alcobaça, a Chita de Alcobaça é quase “prata da casa”. A título de exemplo, o REGIÃO DE CISTER preencheu o cabaz com uma galinha forrada com o material típico do concelho. Surpreendido? Apenas tem de ver com os seus próprios olhos e, quem sabe, até comprar para oferecer. Além dos referidos produtos, também pode adquirir outros adereços, como, por exemplo, loiça e outras peças.
Na Ludinete, espaço comercial ali bem próximo, a chita de Alcobaça também faz as “delícias” dos clientes. No entanto, aquando da nossa visita, a proprietária fez questão de sair dos presentes mais rotineiros e que são alusivos à famosa chita de Alcobaça. Quer dizer, levámos mesmo um presépio – um dos produtos mais requisitados por quem visita a loja e, também, por colecionadores –, mas um dos mais tradicionais.
Cansado da nossa viagem? Respire fundo e continuemos. Ainda nem um quilómetro percorremos e é notória a quantidade de presentes que pode comprar para dar este Natal. E são de todo o género e feitio.
Chegámos então até à Ginjinha de Alcobaça, da empresa Lemos Figueiredo. Naquele estabelecimento, que até mereceu honras na última edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça, o que não faltam são opções para uma boa garrafinha. Seja de gin, que têm tido bastante procura, como de ginjinha de Alcobaça, uma das bebidas mais apreciadas para aquecer as típicas noites mais frias de início do inverno.
Se a pessoa a quem quer dar uma prenda não for especial apreciadora de bebidas espirituosas, a loja Escritus Infinitus pode ser (e é, por certo) a alternativa ideal. Desde a enorme panóplia de romances – estilo literário muito requisitado naquele alfarrabista –, encontrará também autênticas obras dedicadas à história do concelho de Alcobaça. Algumas das publicações existem muito poucos exemplares nas livrarias. Atravessando a ponte, subimos ligeiramente até à Óptica Martinho, uma ourivesaria icónica entre os alcobacenses e não só e onde as ofertas podem diferir entre uns óculos de sol, numa prenda mais simples, até anéis ou colares verdadeiramente especiais (para o cônjuge, por exemplo…).
O pequeno roteiro do REGIÃO DE CISTER está prestes a terminar e o cabaz já vai cheio de prendas para dar aos filhos, netos, irmãos, pais, avós, sobrinhos, tios… É, por isso, hora de fechar em grande: e que tal uma garrafa de vinho da Garrafeira A Casa para colocar na mesa da consoada e para brindar à família, ao amor e à união? Isto tudo, claro está, ajudando também o comércio tradicional.
No Natal, também pode alegrar os mais necessitados
Dezembro é tempo de preparar (e comprar) os presentes para dar aos familiares. Mas, neste capítulo, também se pode ajudar os mais necessitados sem que, para isso, seja obrigado a um esforço extra. É precisamente com esse intuito que os clubes e as associações desportivas promovem campanhas solidárias em que disponibilizam um ponto de recolha destinado a alimentos (conservas), brinquedos e roupa. Um simples gesto pode marcar toda a diferença na vida de outra pessoa.
Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós celebram quadra natalícia
Dezembro inicia com a iluminação de Natal nas ruas e nas casas, com o “pinheirinho” enfeitado às janelas e com os tradicionais presépios disponíveis para a visita do público. A par de tudo isto, e, à medida que o mês avança, os mercadinhos e os programas de Natal começam a emergir nas localidades da região.
O Município de Alcobaça assinalou a chegada do mês de dezembro com inauguração do programa “É Natal em Alcobaça”, em parceria com a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria (ACSIA) e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV). No âmbito desta iniciativa, até ao dia 25 de dezembro o Rossio de Alcobaça (Praça 25 de Abril) acolhe o mercado de Natal das 14:30 às 19 horas. De 15 a 24 de dezembro, a casinha do pai Natal e os respetivos carrosséis vão estar em funcionamento no mesmo local, das 10 às 19 horas.
No norte do concelho de Alcobaça, em Pataias, o mercadinho de Natal começa no dia 22 de dezembro, numa tenda gigante montada na Praça Comendador Joaquim Matias, e terá insufláveis, máquina de neve, mascote rena e duendes, bolhas de sabão gigantes, pinturas faciais e balões, pipocas e algodão doce e ateliers de Natal. No dia 23 de dezembro, a partir das 17 horas, haverá um pai Natal a entregar prendas no recinto. No dia 24, às 9 horas haverá uma concentração de bicicletas de estrada e BTT/Motas TT. Às 16 horas, Jorge Cardinali anima o público presente com um espetáculo de magia.
No concelho de Porto de Mós também se vive uma grande azáfama com a chegada da época natalícia. Nesse sentido, no âmbito do programa “Natal Encantado”, o município tem agendado, para as 16 horas do próximo sábado, no Cineteatro de Porto de Mós, o espetáculo “Pipoca Caramelo e Amigos em Circo de Natal”, uma iniciativa do Centro Paroquial de Assistência do Juncal. No dia seguinte (próximo domingo, pelas 16 horas, no Cineteatro de Porto de Mós), estará em exibição o espetáculo “Planeta das Bolas de Sabão e o Natal dos Super Heróis”, um espetáculo em que as crianças poderão assistir a várias técnicas desta fascinante arte, ter a possibilidade de participar no espetáculo e até entrar dentro de uma bola de sabão. No dia 23 de dezembro, a Central das Artes será palco do concerto “Isto Não é Fado” do duo Manuel João Matos & Francisco Nogueira, Guitarra Portuguesa e Contrabaixo, pelas 21 horas.
Na Nazaré, a visita ao urso gigante, instalado na Praça Sousa Oliveira, é obrigatória para qualquer visitante, assim como a Mostra de Presépios Tradicionais patente no Centro Cultural. No dia 22 de dezembro, estará em exibição, no Cineteatro da Nazaré, o filme “O Gato das Botas 2” às 10 e às 14:30 horas, com o preço dos bilhetes fixado em 5 euros e 3 para as crianças dos 6 aos 10 anos. No dia seguinte haverá, no mesmo local, sessões de cinema gratuitas promovidas pelo município no filme “Wish – O Poder dos Desejos”. Também neste dia, o filme “Hunger Games – A Balada dos Pássaros e das Serpentes” pode ser visto por um preço de 5 euros. Ainda no concelho, a aldeia Natal do Centro Social da Freguesia de Famalicão terá no próximo sábado o comboio de Natal e o espetáculo de teatro “A Ilha”, pelas 17:30 horas.