O projeto “Erasmus+ KA229 “Eco-Friendly robotics for a future green world”, desenvolvido pelo Externato Cooperativo da Benedita (ECB), recebeu o galardão referente ao European Innovative Teaching Award 2023. Trata-se de um prémio atribuído pela Comissão Europeia com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do “Espaço Europeu da Educação”, reforçando a profissão docente e valorizando práticas inovadoras de ensino e aprendizagem implementadas no âmbito do programa Erasmus+. Além disso, reconhece também o trabalho dos professores e das escolas para a construção de uma comunidade educativa europeia.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Durante a iniciativa – que permitiu aos professores das seis escolas parceiras colocarem em prática a metodologia de trabalho de projeto, em contexto não formal e colocando os alunos no centro da aprendizagem –, as atividades foram desenvolvidas em grupos constituídos por alunos de vários países, sendo que estes tinham o objetivo de encontrar soluções que minimizassem os problemas ecológicos através da utilização da robótica.
Dessa forma, no passado dia 4 de outubro, a instituição de ensino da Benedita, através dos professores Inês Madaleno e Samuel Branco, realizou uma apresentação do referido projeto durante o evento “Celebrar a Excelência | Selo Europeu para as Línguas e Prémio Europeu de Ensino Inovador”, promovido pela Agência Nacional Erasmus+. Por seu turno, entre os dias 23 a 25 de novembro, o professor Samuel Branco deslocou-se a Bruxelas, a convite da Comissão Europeia, para participar no evento “2023 European Innovative Teaching Award”, tendo integrado uma sessão de networking com outros professores do Ensino Secundário, cujos temas foram as políticas da União Europeia no domínio da educação.Participou, também, num workshop sob o tema “Future-Ready Learning: Navigating Digital Education with a Focus on AI”, em que fez parte do painel de oradores. Já no passado dia 5 de dezembro, o docente deslocou-se até ao Entroncamento para participar no evento “Erasmus 2024 | Inspiração e Oportunidades”, local no qual recebeu a distinção em representação do ECB.
“O ECB congratula-se pelo reconhecimento que este prémio significa e compromete-se a continuar a trabalhar para que outros projetos tenham sucesso, devido à importância que os mesmos significam para os alunos que neles participam, de forma direta ou indireta”, lê-se em comunicado da instituição de ensino.